quarta-feira, 12 de maio de 2021

O Primeiro Grupo de dezenas de Afro-Americanos de origem guineense chegou ao país, na noite desta terça-feira…

Gabinete de Imprensa de Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato

Bissau: 12 de Maio de 2021.

O Primeiro Grupo de dezenas de Afro-Americanos de origem guineense chegou ao país, na noite desta terça-feira…

A equipa recebida por Ministério do Turismo e Artesanato veio entabular contactos com as autoridades nacionais para estudar possibilidades de investimento nos vários sectores da vida social. 

De mesma forma, o grupo constituído por três elementos nomeadamente, Siphiwe Baleka, Robert Bumpery e Carlos Martin visitará varias regiões do país e aldeias de seus ancestrais com destaque para a região de Cacheu.

Em declarações a imprensa numa das unidades hoteleiras da capital, os viajantes explicaram o objectivo que nortearam as suas iniciativas.

Siphiwe Baleka: “ somos descendentes de Balanta. Descobrimos depois de um teste de DNA, são mais de duzentos anos que ficamos sem descobrir as nossas origens. Após termos descoberto a nossa origem sempre o nosso desejo é de voltarmos um dia como esse a Guiné-Bissau. Não só Balantas, há também descendentes Fulas, Mandingas, Beafadas e entre outros”.

Bem Kassimo Cunha Assessor Técnico do Ministro do Turismo e Artesanato destacou a importância da vinda ao país desses Afro-Americanos de origem guineense e sublinhou a possibilidade de investimentos.

“A iniciativa enquadra-se no âmbito do projecto No KUNSI GUINE decorrido no final do mês passado organizado pela ex Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato, Nhima Sissé. Esperamos grandes investimentos no âmbito desse projecto e num futuro perto está prevista a vinda de cerca de 13 mil Afro-Americanos”.

BDS 







Sem comentários:

Enviar um comentário