O Secretário de Estado de Ordem Pública (SEOP), Mário Fambé considerou domingo de positivo, o processo de mediação de conflito de posse de terra registado nas povoações de Pantufa e Djolmet, na secção de Pelundo, região de Cacheu, Norte da Guiné-Bissau.
Durante uma missão efectuada aquela localidade, na companhia do ministro da Administração Territorial e Poder Local, reuniram-se com os três régulos e populares pertencentes aquela comunidade nortenha de país, na tentativa de pôr fim ao conflito sobre posse de terra que persistia entre populares de diferentes tabancas daquelas comunidades.
Segundo Fambé, fez-se trabalhos de sensibilização dos chefes tradicionais e os populares em disputa no sentido de, antes de tudo, compreenderem que a terra, juridicamente, pertence a uma só entidade que é o Estado.
Os dois governantes ainda procederam a mediação sobre disputa e roubo de gado bovino e outros bens materiais que opõe as comunidades das secção de Dabatiar a de Augusto Barros em conflitos.
Em declarações à imprensa, o Secretário de Estado de Ordem Pública Mário Fambé, não escondeu a sua satisfação pela atenção e vontade que os três régulos demostraram durante a busca de entendimento.
Para o governante, sentar-se a mesma mesa com as partes envolvidas no conflito, como forma de procurar o entendimento, é mais importante que recorrer à instância judicial.
Aquele responsável descreveu por outro lado, que a mediação de conflito na região de Cacheu foi bem sucedido, porque as partes colaboraram, adiantando que na próxima visita, vão constactar no terreno, como a terra está dividida entre as três comunidades.
Por sua vez, os três régulos da Seção de Pelundo,de Dabatiar e Augusto Barros, mostraram-se satisfeitos com a iniciativa e prometeram trabalhar para acabar com os conflitos.
Que bom!
Sem comentários:
Enviar um comentário