segunda-feira, 16 de novembro de 2020

O GENERAL UMARO SISSOCO ESTÁ A CRIAR SÍNDROME DE ESTOCOLMO AOS DSPSISTAS....Gaitu Balde


O GENERAL UMARO SISSOCO ESTÁ A CRIAR SÍNDROME DE ESTOCOLMO AOS DSPSISTAS

 A estratégia de "ação de concreta" adotada pelo General Sissoco está a envergonhar os DSPSISTAS e falsos colaboradores.

Hoje, o PR Sissoco na sua presidência de valorizar os Guineenses, particularmente a memória dos combatentes, está a dar um brilho especial à Guiné-Bissau.

Hoje, 16 de Novembro, a título póstumo, o General Nino Vieira é atribuído herói da Libertação Nacional. Este gesto é a prova evidente que o PR Embalo é o único com capacidade e coragem de relançar a Guiné-Bissau.

Quem pensa que através de jogos sujos pode obstruir o General, está enganado.

No iabri udjo dja!



Fonte: Gaitu Balde

10 comentários:

  1. Para mim este gesto é para evadir a situação real do país em todo é um bom sinal SÓ que devia submeter a debate e a votação na ANP para buscar mais consenso.agora falta saber quem foi o autor material e moral da sua morte.e trazer também os restos mortais de Luis cabral.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. “Post A. Keita 1/2

    Minha gente,

    Todos os bissau-guineenses (Mulheres e Homens), Não sei... Da minha parte, relativo as minhas reações de cá e acolá, sobre isso e aquilo e sobre o atual assunto (a transladação do corpo do camarada Nino), pode ser que é algo ligado, para além da minha convicção, hoje, a minha profissão. Sou SOCIÓLOGO.

    E sabem, tal como a MEDICINA (ocidental ou não) fora fundada para tentar, (1) identificar (diagnosticar) sempre, a tempo; (2) encontrar (inventar/propor) a boa solução de restabelecimento, e; (3) aplicar corretamente a solução encontrada (curar) em e para cada caso, para restabelecer o normal funcionamento do corpo humano (curar de facto), tendo-se encontrado em estado de disfuncionamento (doente físico ou psíquico) antes; tal como a MEDICINA portanto, assim também é a SOCIOLOGIA.

    Para dizer que a SOCIOLOGIA foi criada, em como uma ciência, à imagem da medicina. Para cumprir com a missão, junto do que se chama o FACTO SOCIAL que estuda (e/ou, o CORPO SOCIAL), o género ou o semelhante à missão cumprida pela MEDICINA em relação ao CORPO HUMANO. Uma ciência agindo a nível do COLETIVO (o social; a sociologia) e a outra, agindo a nível de INDIVIDUAL (o indivíduo; a medicina), as duas dimensões que compõem cada coletividade humana.

    Sendo o seguinte pressuposto, coisa imperativa para os profissionais destas duas áreas de ciências. QUANDO NÃO SE CONSEGUE, POR UMA ANÁLISE CORRETA, IDENTIFICAR, COM DEVIDA PRECISÃO, LÁ, ONDE SE SITUA UM PROBLEMA, IR-SE-Á SEMPRE FALHAR AS BOAS SOLUÇÕES PARA A SUA RESOLUÇÃO EFICAZ, DURADOURA E SENÃO MESMO, DEFINITIVA.

    Por exemplo, em relação a este assunto de hoje… sabe-se de que se trata evidentemente de um problema da CONSTRUÇÃO (no caso preciso do camarada Nino, do RESTABELECIMENTO) E INSTITUCIONALIZAÇÃO da figura de um cidadão nacional em como líder no seu tempo, para uma FIGURA DE REFERÊNCIA HISTÓRICA NACIONAL. “Histórica”, quer dizer, aqui, a figura é a eternizar como referência positiva para eternidade.

    Por isso, quando é assim, deve haver em relação a qualquer ato à volta, a POTENCIALIDADE DE UMA COERÊNCIA conduzindo, à UNIDADE de todos bissau-guineenses na guineendadi (Mulheres e Homens). Ou pelo menos, de uma maioria esmagadora de bissau-guineenses. Sabendo que, no caso preciso, o assunto toca até os nossos irmãos cabo-verdianos.

    ResponderEliminar
  5. “Post A. Keita 1/2

    Ora, que tal desta caraterística da “potencialidade de coerência” deste ato político hoje engajado; caraterística essa, pela qual este ato político deveria ser caraterizado, para que assim viesse conduzir tudo à volta, mais à UNIDADE do povo todo, em vez de, de vê-lo conduzir tudo, para mais à DESUNIÃO. Exemplo: já nem a família mais nuclear do camarado Nino, o ato de hoje conseguiu unir. Isso é uma grande tristeza.

    Tristeza e escândalo ao par, para quem vê tudo, de ponto de vista aparente (cidadãos comuns) e de ponto de vista analítico (um sociólogo como eu por exemplo).

    Porque, tendo bem na consciência, de que tratando-se aí, de um daqueles assuntos, sobre os quais também vale este outro pressuposto:

    “HÁ COISAS, SOBRE AS QUAIS, UMA NAÇÃO QUE SE CONSTRÓI NÃO PODE SER DIVIDIDA”!

    Independentemente da variedade das posições dos seus membros podendo ir em todos os sentidos. E para a Guiné-Bissau e Cabo Verde, a transladação do corpo do camarada Nino, executada hoje, com todas as popas e tambores, representa/constituí uma destas “COISAS”!!!

    É tudo isso e mais outras coisas à volta deste assunto, que vai em baixo minha seguinte posição:

    O acontecido tal e qual é-me uma grande e enorme tristeza. Ver muita gente seguir uma iniciativa inoportuna e de atos políticos de alguém totalmente ilegal, ilegítimo, desmerecido, trapaceiro, usurpador do poder (Umaro Sissoco), na verdade e, no fundo, no fundo, não alimentando nenhum respeito à nossa luta heroica de libertação nacional e aos Combatentes da Liberdade da Pátria.

    Alguém comprovadamente interesseiro (como diriam os nossos irmãos brasileiros trivialmente) oportunista, cuja estratégia é sempre estar aí a encenar atos políticos de género referentes aos assuntos muita das vezes, muito sensíveis e de grande emocionalidade tangentes a toda sociedade; promovidos e engajados por ele, com o simples fim de ainda mais fazer dividir o povo para melhor reinar, em vez de torná-lo mais unido.

    Estou muito triste, preocupado e escandalizado.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    Abdulai Keita

    ResponderEliminar
  6. Os restos mortais vão continuar em cabo-verde. Ele é caboverdiano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele (o camarada Nino) é um dos mais destacados obreiros das nossas independências da Guiné e Cabo Verde. Em como Combatente da Liberdade da Pátria, é um herói dos povos da Guiné e Cabo Verde. Tal como a camarada Titina Sillá, o camarada José Araújo, camarada Honório Chantre, camarada Julinho de Carvalho, camarada Silvino da Luz, etc. e um dia vamos falar provavelmente, ou as gerações vindouras, quando estudarem bem e seriamente a nossa luta comum de libertação, nacional, da Guiné e Cabo Verde, vão falar do camarada André Gomes, camarada Constantino Teixeira (Tchutchu Axon), etc…

      Sr. gestor de Faladepapagaio, por favor, é bom intervir de maneira séria, nos assuntos sérios. Na base de conhecimentos bem fundados. Do resto, é melhor não dizer nada.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
  7. A. Keita, você formou-se em sociologia em que universidade? Escreve textos vazios que nem aluno do ensino básico!

    ResponderEliminar