Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa recebe equipamentos de alta tecnologia digital para preservação da memória nacional para a paz sustentável na Guine Bissau.
Presidiu a cerimonia de recepção o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, na presença de 7 membros do Governo, representantes da comunidade Internacional, Sociedade Civil, e partidos com Assento Parlamentar.
No seu Discurso o titular da pasta da Educação afirmou que a sua presença no acto e dos membros do Governo testemunha o interesse do Governo em exortar a Sociedade Guineense em geral, Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas em particular, para manter-mo-nos mobilizados na tarefa de salvaguardar e preservação do Património Documental da Pátria, tendo ainda sublinhando que o propósito da Iniciativa é o de centralizar, salvaguardar e preservar todo o Património Documental Guineense.
Para fortalecer a medida o Ministro fala na criação e reforço das bases jurídicas e institucionais, para garantir a recolha, conservação, gestão e acesso do acervo documental de interesse nacional, garantindo, desta forma, o acesso permanente dos cidadãos a este património de valor imensurável.
Baldé, reconhece que os desafios do País são imensos e interpela a todos, pelo que apelou a todas e todos os trabalhadores do INEP e a todas e todos os Cidadãos da República da Guiné-Bissau e amigos do País para não pouparem esforços nesta nobre missão de mudar pela positiva a pátria de Cabral.
Jibrilo Baldé não tem dúvida, que os equipamentos adquiridos irão reforçar a capacidade da Biblioteca Pública Nacional para implementar actividades de salvaguarda do Património Documental Nacional, um dos fatores fundamentais para promover o desenvolvimento social, económico e cultural da Guiné-Bissau.
O Ministro da Educação assegurou ainda que o Governo vai acompanhar o INEP no esforço de preservar o Património Documental Guineense colocando todos os recursos necessários, na medida do possível, a disposição da Biblioteca Pública Nacional e dos arquivos Históricos para o cumprimento cabal das suas missões e dinamizar a ampliação, a nível Nacional, da centralização de todos os documentos que são do interesse do nosso País para a sua digitalização e disponibilização a partir do INEP.
A ocasião Sérvio para Jibrilo Baldé, solicitar aos membros do Governo das áreas da Função Pública, da Administração Territorial, da Cultura e da Comunicação Social, a orientação e a disponibilização dos serviços, departamentos e Instituições que tutelam, no sentido de colaborarem com o INEP na recolha de todos os documentos que constituem a História e memória colectiva do nosso País.
Para finalizar o Responsável pela pasta da Educação garantiu que o Governo através do Ministério da Educação fará tudo o que estiver ao seu alcance para levar a bom termo o processo de Salvaguarda e preservação do Património Documental e dar o apoio necessário para que, o nosso Património Documental da memoria da nossa Nação, possa contribuir eficazmente para o nosso Desenvolvimento.
Bissau 10 de Novembro 2020
Assessor de imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djaló
Sem comentários:
Enviar um comentário