Donald Trump continuará como presidente dos Estados Unidos.
O Senado dos Estados Unidos votou, hoje, o veredito do julgamento político do presidente Donald Trump. Após cerca de 30 minutos de votação, a maioria Republicana aprovou, como previsto, a absolvição de Trump no âmbito das acusações de abuso de poder e de obstrução ao Congresso no processo de destituição do presidente.
Segundo avança a comunicação social norte-americana, dos 100 senadores que compõem o Senado norte-americano, 48 dos senadores votou 'culpado' e 52 'inocente' no que diz respeito ao crime de abuso de poder. Mitt Romney foi o único Republicano a votar pela condenação de Trump na votação do primeiro artigo.
De seguida, prosseguiu a votação do segundo artigo no processo de 'impeachment', sobre a obstrução ao Congresso, que também resultou na absolvição de Trump, sendo que 53 senadores votaram 'inocente' e 47 'culpado'.
Perante este cenário, Trump continuará a desempenhar o cargo de presidente dos Estados Unidos.
É de recordar que seriam precisos 2/3 dos votos para que o presidente fosse removido do cargo, o que sempre foi analisado como um cenário altamente improvável perante a maioria Republicana no Senado (53-47) e pela possibilidade de alguns senadores Democratas votarem também pela absolvição.
[Notícia em atualização]
Sem comentários:
Enviar um comentário