O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Dr. Aricene Abdulai Jibrilo Baldé afirmou está quarta-feira que é necessário disciplinar e reorganizar as questões de Bolsas de Estudo na Guiné Bissau …
A observação foi feita durante a Reunião do conselho Directivo de MENES desta quarta-feira 05 de agosto 2020.
Jibrilo Balde sublinhou que é urgente acabar com a saída de estudantes guineense para estrangeiros sem condições, para ingressarem em Escolas que não prestam.
“É preciso agirmos rapidamente para acabarmos com a saída de filhos da Guiné para fora sem condições ou entrarem nas escolas que não prestam, e ainda indispensável corrigirmos a situação de cada Ministério procurar as suas bolsas, até agencias particulares trabalham nesta questão de Bolsas sem legitimidades para tal ” disse o Ministro.
Como saída o Ministro criou um grupo trabalho com a missão concreta de apresentar rapidamente propostas claras e procedimentos a seguir para atribuição de bolsas de Estudo de uma forma justa e muito transparente.
A comissão é liderada pela Assessora Jurídica do Ministro da Educação um representante da Direcção Geral de ensino superior, um representante de INAFOR, um representante do Ensino Basico e secundário, um representante De ICESCO e UNESCO e todos os membros do conselho Directivo foram convidados a apresentar as suas propostas no concernente ao assunto.
O Ministro deixou claro que estará atento e fiscalizará com rigor a questões de bolsas de estudo, e pede a colaboração de todos para limpar a má imagem do ministério sobre a questão.
Ainda sugeriu que a comissão Nacional de Bolsa seja alargada, e que sejam integrados a direcção Nacional de UNESCO, ICESCO e Direcção Geral do Gabinete de relações Publicas cooperação e comunicação.
Bissau 06 de agosto 2020
Assessor de Imprensa e Porta-vos
Amadu Uri Djaló
Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação
Sem comentários:
Enviar um comentário