terça-feira, 9 de junho de 2020

CONSELHO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIO


Sua Excelência Senhor Presidente da República em conformidade com o plasmado na Constituição da República, prestigiou-nos mais uma vez com a sua presença na reunião do coletivo ministerial marcado para discutir a situação de prevenção e combate ao covid-19 e a pertinência ou não da renovação do Estado de Emergência.

Também o encontro serviu para apresentação dos três principais membros do Alto Comissariado para Combate a covid-19 recentemente empossados pelo Chefe de Estado. A ocasião serviu para dar as boas- vindas a Dra Magda Robalo e a sua equipa, e felicita-los pela nomeação e desejar-lhes boa sorte e as maiores felicidades no exercício das suas funções.

Foi apresentado ao Chefe de Estado uma radiografia exaustiva da crise pandémica, assim como, passamos em revista, em conjunto, várias situações conjunturais da nossa vida coletiva.

Relativamente ao estado de evolução da pandemia, atendendo a subida exponencial de casos de infeções em Bissau e nalgumas zonas do interior do país, evitando correr riscos e dar passos em falso na iminência de atingirmos a linha vermelha com aproximação do pico da pandemia, resolvemos solicitar ao Presidente da República a prorrogação do Estado de Emergência em todo o território nacional.

O Chefe de Estado manifestou ao Conselho de Ministros a sua preocupação em relação aos bens Móveis Imóveis pertenças do Estado Guineense e a forma como alguns foram atribuídos.Para isso, solicitou com caráter de urgência uma inventariação de todos os bens movéis e imóveis do Estado, para se puder aferir das condições e critérios que estiveram na base da sua ocupação por algumas individualidades.

Outro aspecto digno de registo e que merece a nossa total concordância, é a nossa sugestão para se atribuir a medalha Amilcar Cabral, à mais alta condecoração do Estado Guineense aos antigos Chefes de Estado, como um gesto de destinção e reconhecimento atendendo ao difícil contexto em que exerceram a Magistratura suprema da Nação.

De registar o nível excelente de cooperação institucional entre o Governo e a Presidência da República, facto que acreditamos, vai permitir sanear a crónica instabilidade governativa na Guiné-Bissau.




#GOVERNOCM
#GOVERNOGUINÉBISSAU2020

Eng° Nuno Gomes Nabiam
Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Primeiro-Ministro Nuno G Nabiam

Sem comentários:

Enviar um comentário