terça-feira, 9 de junho de 2020

PRESIDENTE SISSOCO EMBALO vs STJ DA GUINE-BISSAU.

Por Hotna Cufuk Na Doha

Afinal, Sua Excelência Senhor presidente da República, General Úmaro Cissoco Embalo, tinha razão quando disse, à sua maneira frontal, atuante e pouco elegante, como militar que é, que os juízes conselheiros são bandidos ou bandidas.

Muitos criticaram-no e não faltou, inclusive, quemn tenha visto na sua atitude a postura dum ditador ou dum impreparado para o cargo, como se tornou comum nas hostes do PAIGC tratar o USE.

Embora não concorde na forma como tratou o assunto (logo após a sua chegada e ainda por cima no aeroporto, pois devia ser um assunto a ser tratado numa comunicação ao país), mas em substância congrarulo-me com a sua posição. Ele foi como uma elefante na loja de porcelana que, devido à sua corpulência, parte tudo ainda que vá seguindo na direcção certa. Mas conhece o seu foco.

A tentativa de recusar a auditoria do tribunal de contas sobre as contas da Suprema Corte da Justiça, demonstra claramente, o quanto o PR estava certo e quão bandidos e bandidas são os magistrados que tentam obstruir o trabalho do tribunal de contas.

Seria bom que o vice presidente do Supremo Tribunal da Justiça compreendesse que o mero facto de ser juiz conselheiro não faz dele um intocável e que a recusa que as contas da entidade que ele dirige, em substituição do presidente, sejam auditadas pelo TC, consubstancia um desacato à ordem da autoridade legítima para o efeito, por isso incorre-se à responsabilidade penal, se persistir em obstruir a acção de investigação que se pretende levar a cabo.

Já ouvi dizer que o colectivo dos juízes conselheiros da suprema corte decidiu fiscalizar a constitucionalidade de decreto que autoriza o tribunal de conta a fiscalizar ou auditar as contas do órgão máximo da justiça guineense. Não sei se é verdade ou não, mas não me surpreenderia se tivesse havido, realmente, tal tentativa porque o desespero é tanto. Que engraçado! Fiscalizar a constitucionalidade dum decreto por vias torpes!

Quem os disse que o modelo da nossa fiscalização deixou de ser incidental? Que vergonha!

Tinha dúvidas quanto à eficácia da declaração do PR quando disse ter solução para estes magistrados a quem ele chamou, acertadamente, de bandidos e bandidas, afinal, não vai ser assim tão difícil livrar-se deles, pois ele tem onde pega-los e não terão como escapar. Kkkkk

Se fogem tanto da auditoria, como o diabo foge da Cruz, alguns podres devem estar a esconder. E, é ali que o presidente de todos nós os pegará.

Todos para cadeia!

Sem comentários:

Enviar um comentário