sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Nuno Gomes Nabiam é o novo Primeiro Ministro da Guiné Bissau. Decreto Presidencial Nº2/2020 nomeia Nuno Nabian:


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este Golpe de Estado Militar em curso não passará, porque seus autores não estão do lado do PRINCÍPIO DO IMPÉRIO DAS NOSSAS LEIS DE REPÚBLICA. Falharão por isso.

    Viva a DEMOCRACIA.
    Viva o ESTADO DO DIREITO DEMOCRÁTICO.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    PS.: Nuno seta iantra na sakalata, Mâ y na matil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr.A.Keita, quanto a efetividade do ato que vocês consideram de golpe de estado digo lhe desde já que se efetivou ninguém o vai impedir porque se a comunidade internacional nem conseguem ir a guiné-konacri por uma mediação, nem vao vir a Guiné-Bissau para fazer a guerra, e quanto esta nomeação do Nuno Nabian como primeiro ministro sinceramente começo a acreditar que Nho-maralens começou muito mal na perspetiva de que esta nomeação não foi nem inteligente e muito menos estratégica, porquê?
      1- Não é estratégico porque se o Nho-maralens conseguiu ser empossado legal ou ilegalmente foi porque o Nuno Nabiam exercia a função do 1 vice presidente da ANP lugar exclusivamente reservada ao PAIGC enquanto maior votado nas últimas eleições legislativas e que cedeu au APU através do acordo de incidência parlamentar ora firmado entre PAIGC e os partidos, uma vez que o Nuno Nabian assumir o cargo do primeiro-ministro o PAIGC recupera automaticamente o lugar indicando alguém da sua confiança obviamente que será um deputado do PAIGC e aí estarão de novo na posição de bloquear o parlamento como fizeram na IX legislatura obrigando assim o presidente a:
      a) desolver o parlamento e convocar novas eleições legislativas antecipadas em 60 dias como manda a lei (CRGB).
      b) ou optar por via da ilegalidade manter um governo da sua iniciativa, o que é contra lei magna (CRGB) caminho perigoso e pode levar a sua destituição por via da forças.
      2- Não é inteligente porque se o Nuno enquanto líder de um partido político em ascensão e que pretende um dia vir a ser presidente da república não devia aceitar o cargo e indicar uma figura da sua confiança.
      O inteligente era pedir um cargo internacional.
      Ex: representante do país junto às NAÇÕES UNIDAS o que lhe permitia engrandecer a sua imagem e conhecimento para que nas próxima eleições presidenciais possa ser uma aposta dos guineenses.

      Eliminar
  3. O meu amigo Có, com esse cargo, o Nuno vai conhecer bem o estado guineense. A mesa de assembleia nacional popular é eleita só uma vez em cada legislatura. Se não estiver Nuno, automaticamente quem soube no seu lugar legalmente é senhora Adjá Satu Camará Pinto, porque ela é 2ª vice-presidente.

    ResponderEliminar