domingo, 27 de outubro de 2019

OPINIÃO: Sissoco golpista? Reincidências e Coincidências não deixam dúvidas quanto à cumplicidade do General

Por ditaduraeconsenso.blogspot.com

Definitivamente, vai ser difícil Sissoco provar a sua inocência na mais recente tentativa de Golpe de Estado ocorrida na Guiné-Bissau.

Além da sua suposta ligação com os terroristas, que, por exemplo, levou a França a desaconselhar, em 2016, a sua nomeação para o cargo de Primeiro-Ministro, o candidato do MADEM tem pactuado as suas intervenções com linguagens violentas e ameaçadoras, próprias de golpistas e insurectos.

Autêntico incitador da violência e desobediência, como nunca dantes se tinha assistido nos meandros da política guineense,
Sissico tem tentando, em diversas aparições públicas, aparentar a imagem de pacificador.

Contudo, não tem conseguido disfarçar a sua arrogância, prepotência e falta de preparação, sobretudo quando é confrontado com os imperativos da submissão à Lei.

Caso um veredicto não lhe é favorável, o seu caracter belicista...vem ao de cima, com insultos a moral colectiva e ameaças veladas contra as instituições e titulares dos principais órgãos de soberania, legalmente constituídos.

Mantém-se acesa na memória dos guineenses as ameaças "transformar a Guiné-Bissau em Faixa de Gaza..." Uma afirmação categórica, reveladora do instinto e caracter de um eminente ditador ou senão mesmo um terrorista, pronto colocar o país no abismo, se as suas ambições não forem realizadas.

Isso, além de ser proprietário da Rádio África-FM, protótipo da estação Mil Colinas no Ruanda dos anos 90, que tem todo o seu "arsenal de programação" virado para conteúdos insultuosos, instrumentalização da violência étnica e religiosa.

Mas no meio de um comportamento reincidente, uma coincidência ressalta a vista, colocando Sissoco numa posição muito difícil, face as acusações que recaem sobre ele, em ser o autor moral da tentativa de Golpe de Estado, denunciada recentemente pelo Primeiro-Ministro Aristides Gomes.

Refiro-me as declarações comprometedoras de Nuno Nabian sobre Sissoco, segundo as quais este, em pleno frenesim da divulgação dos resultados das Presidenciais de 2014, teria instigado o então candidato apoiado pelo PRS a jogar pela antecipação, interrompendo, por via de Golpe, a publicação dos resultados por não lhe serem favoráveis.

Este testemunho de Nabian diz claramente que estamos perante um político perturbador, intolerante e perigoso...que no dia 24 de Novembro deve ser sancionado nas urnas, afastando o país das amálgama dos Presidentes ditadores, autocratas e sem cultura de separação de poderes.

Rodízio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário