O primeiro-ministro iniciou na terça-feira um périplo por seis países da sub-região para informar sobre a preparação das legislativas, previstas para 18 de novembro.
Em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro refere que a viagem terá a duração de quatro dias e que Aristides Gomes vai visitar a Guiné-Conacri, Senegal, Togo, Gana, Nigéria e Costa do Marfim.
"A missão destina-se a partilhar com os seus homólogos os passos que estão a ser dados no país no âmbito dos preparativos das eleições de novembro de 2018 ao abrigo do roteiro do Acordo de Conacri", refere o comunicado.
A viagem serve também para Aristides Gomes agradecer o seu contributo para a mediação da crise política no país, que teve como consequência a "normalização do funcionamento das instituições".
O primeiro-ministro guineense, que viaja acompanhado do chefe da diplomacia guineense, Butiam Có, vai pedir também aos seus homólogos para intervirem junto da comunidade internacional para "desembolso dos fundos prometidos para o processo eleitoral".
As eleições legislativas na Guiné-Bissau estão orçadas em cerca de 7,8 milhões de dólares (cerca de 6,6 milhões de euros).
Braima Darame
Sem comentários:
Enviar um comentário