domingo, 4 de fevereiro de 2018

O novo presidente do PAIGC será anunciado oficialmente por volta das 11:00 horas desta manhã

©SC Photo by Marcelo Na Ritchi

Os delegados ao IX (nono) Congresso do PAIGC legitimam neste momento o seu líder cessante, Domingos Simões Pereira, o único candidato a sua própria sucessão na liderança dos libertadores.

Se tudo correr como previsto, o novo presidente do PAIGC será anunciado oficialmente por volta das 11:00 horas desta manhã.

Mais tarde o partido libertador agendou um comício popular na sua sede, onde será anunciado os nomes dos novos membros que compõem a nova direção que Domingos Simões Pereira irá liderar por mais quatro anos, ou seja, até 2022.

Saliente-se que os delegados ao nono congresso, votaram as alterações dos Estatutos do PAIGC com apenas um voto contra, o do Octávio Lopes, opositor solitário dentro do partido.

Os congressistas decidiram banir o Artigo 6.° (sexto) tido como o ponto dos conflitos no seio do partido, sendo o artigo em causa o que admite as sensibilidades no seio do PAIGC, mas que aos olhos dos libertadores está a ser mal interpretado nos últimos anos.

O primeiro-ministro recém-nomeado Artur Silva está a assistir os trabalhos do nono congresso como delegado por inerência, sendo ele o membro do Bureau Político dos libertadores.

Os elementos dos '15' deputados dissidente do PAIGC, apenas Bacai Sinho marcou a sua presença no IX Congresso que termina hoje, 04 de Fevereiro 2018, em Bissau na sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde.

No novo estatuto, o órgão até aqui denominado de Conselho Nacional de Juridição passa a ser Conselho Nacional de Juridição e Fiscalização, com estruturas regionais e, sede mãe em Bissau passará a ser um órgão de recurso, quando as estruturas das regiões não conseguem sanear uma situação.

Para a nova era dos libertadores, o Comité Central contará uma estrutura auxiliar, a Comissão Permanente que passará tomar decisões administrativas, assim como ajudar Comité Central em alguns trabalhos.

Sene Camará

Sem comentários:

Enviar um comentário