segunda-feira, 30 de abril de 2018

MINISTRO DO COMERCIO RECONHECE DIFICULDADE DOS AGRICULTORES COM O ACTUAL PREÇO DE CASTANHA DE CAJU

O novo ministro do comércio reconhece que os agricultores estão a deparar com a crise financeira devido ao preso de castanha de caju e “por isso o grupo dos empresários senegaleses vão apresentar uma proposta financeira tendente a obter a compra de castanha de caju num bom preço”

Vicente Fernandes proferiu esta declaração, esta segunda-feira (30), à imprensa depois da reunião com o chefe de Estado, José Mário Vaz, com grupo de empresários senegaleses chefiado pelo ministro do comércio daquele país igualmente emissário do presidente senegalês.

“Na qualidade do ministro do comércio é que esta seja uma solução rápida, porque temos a castanha na mata, temos agricultores com a crise financeira, não têm dinheiro para as suas sobrevivências e a outro aspecto importante que é aproxima-se a época chuvosa, portanto todos estes aspectos, fazem-nos sentir a responsabilidade, para dar uma resposta rápida num prazo de um ou dois dias para que possamos sair destes marasmos”, acrescenta.  

Confrontado se com a proposta a castanha de Caju vai mesmo manter no valor de 1000 francos CFA por quilo, como preço base fixado pelo presidente Mário Va e, que está a ser contestadas por maioria dos comerciantes, Vicente Fernandes recusa comentar o assunto, alegando que o que lhe mais interessa é que os agricultores possam beneficiar de um preço aceitável.

“Foi um preço anunciado pelo presidente da república. Eu não quero precipitar porque o que mais interessa neste quadro é que os agricultores possam beneficiar de um preço mais aceitável, não importa o valor de 1000 francos, 600 ou 500 francos CFA, o mais interessante é fazer com que a castanha seja evacuada o mais rapidamente possível do interior do país, para que as populações possam ter o poder de compra e simultaneamente que o país possa ganhar”, adianta.

Já há mais de um mês que o presidente da República anunciou o preço base de cada quilo de castanha de caju no valor de 1000 francos CFA.

No entanto, desde o anúncio os comerciantes recusam comprar a castanha neste valor alguns tentam comprar de forma clandestina no valor de 500 francos CFA por quilo ou seja metade do preço fixado pelo presidente da República, alegando o preço do mercado internacional “que não está em conformidade” com o preço fixado.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi

Sem comentários:

Enviar um comentário