segunda-feira, 30 de abril de 2018

EMPOSSADO NOVOS ÓRGÃO EXECUTIVOS DA CNE

O novo Presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE) diz, esta segunda-feira (30), que é urgente que o governo adquira Kits para que o recenseamento eleitoral seja realizado no tempo previsto como consta no cronograma da instituição.

José Pedro Sambu falava depois do acto de posse dos novos corpos da CNE e do conselho Nacional da Comunicação Social que empossados pelo presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassama, no salão da plenária da ANP, na presença de várias individualidades.

Segundo Sambu com o não comprimento do compromisso haverá problema na concretização da data marcada para as eleições legislativas de 18 de Novembro deste ano.

“É urgente que o governo adquira kits para que o recenseamento eleitoral possa iniciar no período estabelecido no cronograma elaborado pelo CNE permitindo desta forma o seu cumprimento caso contrario terão problema na concretização da data marcada”, adverte.

Sobre a denúncia de alguns juízes que admitem que a escolha de candidaturas aos membros do Secretariado da CNE viola as leis da República, José Pedro Sambu diz que não existem provas contrárias.

“Enquanto não haver provas estou tranquilo acho que foram preenchidos todos os procedimentos legais para que eu seja eleito presidente da CNE”, sustenta.

José Pedro Sambu foi eleito presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) numa lista apoiada pelos deputados dos dois maiores partidos no parlamento no passado dia 19 deste mês.

Entretanto, o presidente do Conselho Nacional da Comunicação Social, Ladislau Embassa, que foi reeleito no cargo diz que é fundamental que o governo institua um fundo de apoio aos órgãos de comunicação social privados e comunitários.

“É fundamental que o governo institua um fundo de apoio aos órgãos de comunicação social privados e comunitários não só como contrapartida pelo serviço público que os mesmos prestam ao sociedade mas também como forma de minimizar as gritantes insuficiências dos recursos financeiras e materiais com que deparam”, exorta.

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama, assegurou aos novos empossados que poderão contar com o seu apoio para que o país volte a almejada estabilidade política depois desta crise.

Entre outros empossados além do presidente do Conselho Nacional da Comunicação, Ladislau Embassa, e de José Pedro Sambu, figura o juiz desembargador, Mpaby Kaby, que é agora o novo secretário-executivo e de Felisberta Vaz e Idrissa Djaló, ambos secretários executivos adjuntos da nova equipa da CNE.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi 

radiosolmansi

Sem comentários:

Enviar um comentário