terça-feira, 20 de março de 2018

Festival de Bubaque - “Dificuldades de vária ordem não vão impedir realização do evento”, diz Presidente da Comissão Organizadora

Bissau, 20 Mar 18(ANG) – O fundador e Presidente da Comissão Organizadora do Festival de Bubaque, afirmou estar convicto na realização do evento não obstante as dificuldades de vária ordem com que se deparam na preparação deste evento cultural.


“Estamos a preparar a edição de 2018 do Festival de Bubaque com enormes dificuldades. Mas a nossa vontade e dedicação estão em cima de tudo e, por isso, esse evento não pode abortar-se porque é dos guineenses em geral e os preparativos estão em curso”, garantiu à ANG, Nicolau Gomes Cruz de Almeida.

Almeida disse que a maior dificuldade é de ordem financeira.

“O nosso orçamento anual, desde que iniciamos a organização do festival, está a volta de cerca de oitenta milhões de francos CFA. É um festival de nível internacional e que ombreia com os de Gamboa e Santa Maria, em Cabo Verde”, sustentou.

Disse que a ausência de um governo está a complicar as coisas, acrescentando contudo que já receberam garantias por parte do Ministério das Finanças de que vão apoiar conforme as suas possibilidades. 

Nicolau  Almeida sublinhou que a Comissão Organizadora esteve  na passada semana em Bubaque tendo avaliado o estado das infraestruturas  daquela ilha.

“As infraestruturas sofrerem algumas danificações, é necessário recompô-las bem como criar uma comissão preparatória local onde integra as autoridades do sector para que as coisas possam marchar bem”, explicou.

Perguntado sobre quem vai ser a cabeça do cartaz para o Festival de Bubaque do presente ano, o Presidente da Comissão disse que nenhum artista estará a testa do evento, frisando que todos os músicos participantes são amigos e que gostam da cultura e que possam ajudar nos momentos difícieis.

“Todos os músicos participantes no Festival de Bubaque serão cabeças de cartaz porque a Comissão não tem meios para garantir a estadia deles durante os três dias em Bubaque. Mas com os seus voluntarismos, amor à cultura e ao país, vão marcar a presença em força”, informou.

Afirmou que nenhum músico estrangeiro foi convidado este ano para o festival de Bubaque devido à falta de meios financeiros.

Nicolau Cruz de Almeida disse que o objectivo do Festival de Bubaque é demonstrar ao mundo as potencialidades culturais do país, em particular as das ilhas bijagós, tendo em conta que o evento trata de música, usos e costumes, gastronomia, biodiversidade etc. de forma a vender uma imagem positiva do país no exterior.

O Festival de Bubaque realiza-se anualmente no período de festividades da Páscoa. 

ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário