terça-feira, 20 de março de 2018

PROCURADOR-GERAL DA REPUBLICA PEDE AUDITORIA ÀS CONTAS DO PODER JUDICIAL


O Procurador-geral da República da Guiné-Bissau, instou esta segunda-feira (19.03) ao Tribunal de Contas para fazer auditorias às contas do poder judicial do país.

“O ministério público queria encorajar a vossa instituição que audita também as contas do poder judicial. Nós não podemos estar exigir as pessoas de transparência e honestidade sem que a nossa casa seja limpa, porque somos primeiro a mostrar isenção e mostrar uma gestão criteriosa do fundo de Estado a nossa disposição”, afirmou Bacari Biai.

O apelo foi dado à margem da entrega do relatório finais das auditorias às empresas e instituições públicas pelo Tribunal de Contas ao Ministério Publico, na qual Biai afirma que se a gestão do poder judicial não for transparente, a instituição não tem condições para exigir ninguém.

Na ocasião, o Procurador-geral da República, prometeu fazer uma análise saturada e detalhada aos relatórios financeiros feitos pelo Tribunal de Contas as empresas ou instituições públicas da Guiné-Bissau.

Na sua breve intervenção, Biai, garante que qualquer instituição pública da Guiné-Bissau que ressaltar a prática de indício de crime, os supostos atores serão traduzidos a justiça.

“Vamos garantir aqui na presença do presidente do tribunal de contas que se ressaltar um indício de prática de crime nestes relatórios que são da competência do ministério publico, podem ficar a vontade que os supostos atores serão traduzidos a justiça, isto é a missão da instituição”, rematou Biai.

Biai, realçou o trabalho que esta ser feita pelo Tribunal de Contas nas auditorias e promete levar ao julgamento os presumidos implicados na dilapidação do dinheiro público.

Na sua explanação, o Presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Kaby, mostrou-se convicto e confiante do que os procedimentos normais ligados ao relatório serão levados ao cabo, com vista a moralização na administração pública do país.

As empresas auditadas são: Empresa da Água Electricidade da Guiné-Bissau (EAGB), Autoridade Reguladora Nacional (ARN), Administração dos Portos (APGB), Fundo de Conservação Rodoviária, Instituto Nacional de Segurança Social, Guinetel e Guiné-Telecom.

Para além da entrega dos dossiês das empresas ou instituições auditadas, o Tribunal de Contas, procedeu o lançamento oficial as 9 escolas públicas da capital Bissau entre as quais Tchico Té, 17 de Fevereiro e Escola Nacional de Saúde.

Segundo apurou a redacção da Rádio Jovem, logo depois do lançamento a equipa dos técnicos do Tribunal de Contas deslocou as respectivas escolas para o início dos trabalhos com vista a apurar a forma de funcionamento e gestão dos recursos eventualmente fornecidos ou angariados.

Por: Alison Cabral
radiojovem.info

Sem comentários:

Enviar um comentário