terça-feira, 20 de março de 2018

DIRECTORA-GERAL DA IDENTIFICAÇÃO CIVIL DESVENDA O MISTÉRIO A VOLTA DO NOVO BILHETE DA CEDEAO


A directora-geral da Identificação Civil diz esta terça-feira (20 de Março) que nome da Guiné-Bissau se encontra no verso do novo Bilhete de Identidade ao contrário das contestações que o documento vem recebendo nas redes sociais

Ilda Tambá que falava no programa viva Sol Mansi da Rádio Sol Mansi explicou que a Guiné-Bissau é o primeiro dos três países da CEDEAO a adoptar o novo Bilhete de Identidade respeitando as regras da organização sub-regional.

«De acordo com a norma da CEDEAO, nome do país deve ficar no verso do bilhete então é assim que o nosso bilhete está, agora se estão a dizer para fazer como do Senegal onde o nome do país configura na zona frontal significa que estamos a violar as regras da CEDEAO. Se estão a lembrar no dia da apresentação do bilhete, dissemos que a Guiné-Bissau é o terceiro país a emitir o novo bilhete de identidade mas é o primeiro a cumprir as normas da CEDEAO e agora se questionam porque não está idêntico com o de Senegal, a isso só digo que, quem tem a norma da CEDEAO, terá logo a reposta, que o nosso bilhete respeita as normas da CEDEAO e o do Senegal não respeitou esta norma», explica Ilda Tambá

Entretanto, sublinhou que “não devemos copiar o bilhete do Senegal porque está errado. A nossa preocupação é respeitar a regra que o Bilhete tem que cumprir para permitir a viagem da nossa população nos países membro da organização”.

De acordo ainda com esta responsável o atraso no retorno da emissão do novo Bilhete de Identidade que também servirá de passaporte nos países da CEDEAO tem a ver com alguns excertos administrativa.

“O atraso tem a ver mais com procedimentos administrativo mas para semana vamos estar pronto, porque as populações estão a frequentar constantemente o centro da produção do Bilhete de Identidade.”

A emissão do novo Bilhete de Identidade, devia iniciar desde quinta-feira última (15 de Março) como perspectivou a direcção-geral da identificação civil a margem da apresentação do novo processo da emissão do Bilhete de Identidade às autoridades nacionais feita no passado dia 13 deste mês.

Por: Braima Sigá

radiosolmansi.net

1 comentário:

  1. BO PARA KU FALTA DI RISPITU BO...
    LIVRI CIRCULAÇÃO... ???!!!!
    SI NO PROPI DIPUTADU KU NA REPRESENTA NU NA CEDEAO... FINDIDU CADE.. NADA KA SAI LÁ, I NO ERMON PIRDI VIDA NA FRONTEIRA NADA KA SAI LÁ...

    ResponderEliminar