quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Senegal pede apoio à Guiné-Bissau para integrar Conselho dos Direitos Humanos da ONU


Dacar quer que a Guiné-Bissau apoie a candidatura do Senegal a membro do Conselho dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), na Assembleia Geral da organização que terá lugar a 16 de outubro, em Nova Iorque. 

O pedido de apoio foi transmitido, esta terça-feira, 10 de Outubro, à imprensa pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros senegalês, Sidiki Kaba, após um encontro com o Primeiro Ministro guineense, Umaro Sissoko Embalo.

Kaba precisou que a candidatura do Senegal já tem o apoio de quase todos os países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e espera, no entanto, ter ainda o apoio diplomático da Guiné-Bissau. 

Sidiki Kaba adiantou ainda a sua visita a alguns países da subregião ocorreram no âmbito da implementação da visão da diplomacia do Presidente senegalês, Macky Sall, que pretende reforçar as relações de boa vizinhança na sub-região. 

“Como devem saber, o Presidente Sall tem uma visão diplomática assente nos três pilares. Diplomacia de boa vizinhança, diplomacia de desenvolvimento económico e diplomacia de paz e de segurança. Estou aqui, para reforçar os laços históricos e geográficos entre o meu país e a Guiné-Bissau” reforçou Sidiki Kaba, adiantando que não se pode desenvolver um projeto na sub-região sem um entendimento entre os países vizinhos.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sidiki Kaba, foi também portador de uma mensagem do Presidente, Macky Sall, ao Presidente guineense, José Mário Vaz, cujo teor não foi revelado. 

Depois da Guiné-Bissau, Sidiki Kaba parte para Guiné Conacri, Mauritânia, Mali, Cabo Verde e a Gâmbia.

E-global.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário