terça-feira, 19 de setembro de 2017

PRESIDENTE JOSÉ MÁRIO VAZ VISITA BOLANHAS E INCENTIVA O CULTIVO DE ARROZ


O Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, convidou nesta terça-feira, dia 19, os jovens guineenses a abraçarem o projeto Mon Na Lama para impulsionar agricultura, que considera caminho certo para o desenvolvimento do país.

Para o Presidente da Republica o povo guineense deve ter a coragem de meter a mão na lama para garantir a autossuficiência alimentar no país.

“O futuro do nosso país passa essencialmente para aposta na agricultura, por isso, vou fazer o possível enquanto o primeiro magistrado da nação para reduzir a fome na Guiné-Bissau”, declarou Mário Vaz.

José Mário Vaz falava à imprensa no final da visita a algumas bolanhas da região do Biombo, norte do país que sofrem pequenas inundações, em Brene-Kupul e da secção de Bidjimita.

Ladeado pelos ministros da Agricultura e do Interior, José Mário Vaz, instou o executivo no sentido de criar condições para recuperação das bolanhas que estão atingidas na região do Biombo.



“Apesar das dificuldades que as populações estão a enfrentar, reparei que o povo quer mesmo pôr a mão na lama, pelo que o governo deve apoiar e incentivar o cultivo de arroz”, vincou o Chefe de Estado.

Na ocasião, o ministro da Agricultura, Floresta e Pecuária, Nicolau dos Santos, realçou a contribuição do chefe de Estado no sector da Agricultura e prometeu o apoio do executivo na recuperação das bolanhas degradadas na região.

“Enquanto titular da pasta da Agricultura só tenho que agradecer esforço do Presidente recuperação das bolanhas da região, mas na verdade é da responsabilidade do Ministério da Agricultura de apoiar as populações desta difícil tarefa”, afirmou dos Santos.

Para além das bolanhas de Brene-Kupul com 117 hectares e da Ga Balanta em Bissauzinho com 80 hectares, o Presidente da Republica visitou as bolanhas de Kissene com 135 hectares e cupédó-dorse com 104 hectares.

Nas duas últimas bolanhas nota-se pelo cultivo do arroz, base da dieta alimentar dos guineenses. Nesta visita a região de Biombo, José Mário Vaz fez-se acompanhar pelos ministros da Agricultura e do Interior, respetivamente Nicolau dos Santos e Botche Candé.


//Alison Cabral
//Foto: Marcelo N´canha Naritche
Radiojovem.info

Sem comentários:

Enviar um comentário