Bissau, 28 Set 17(ANG) – A Direcção Geral da Veterinária lançou hoje a campanha nacional de vacição de cães e outros animais de estimação como gatos, macacos etc, subordinado ao lema”Juntos Contra a Raiva”.
Em declarações à imprensa, o director de serviços veterinários afirmou que a campanha de vacinação de animais com a duração de um mês, enquadra-se no âmbito da celebração do Dia Mundial de Luta contra Raiva que se comemora hoje dia 28 de Setembro.
Ivo Mendes disse que a Guiné-Bissau como país membro da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) não podia ficar indeferente sem assinalar a efeméride.
“Lançamos a primeira campanha de vacinação gratuita de caês no ano 2015 em que conseguimos vacinar 12 mil caês ao nivel nacional e no ano seguinte com o final do projecto financiado pela UEMOA resolvemos instituir um preço simbílico de 100 francos CFA por cada cão”, explicou.
Aquele responsável disse que no presente ano, resolveram subir para 1500 o preço de vacinação de cada animal devido a falta de meios para aquisição de materiais.
“Portanto a raiva é uma doença que não tem cura. Quando uma pessoa foi mordida por um cão deve imediatamente recorrer aos serviços veterinários mais próximo para receber orientações de como pode salvar a sua vida”, explicou.
Ivo Mendes apelou a população em geral para aproveitarem a campanha em curso para vacinarem seus animais caso contrário depois dela, o preço de cada vacina subirá para cinco mil francos CFA.
ANG/ÂC
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.