quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Governo comemorou ontem em Bafatá a data de nascimento de Amílcar Lopes Cabral


Uma comitiva governamental chefiada pelo ministro de Estado da presidência e porta-voz do governo, Soares Sambú, realizou ontem em Bafatá várias actividades alusivas a comemoração do dia 12 de Setembro, data de nascimento de Amílcar Lopes Cabral.


As actividades tiveram o seu início na manhã com a deposição de coroas de flores no monumento erguido em memória de Cabral, para depois fazer o mesmo no busto de Cabral na baixa da cidade minutos depois. Em cumprimento da agenda de actividades comemorativas desta data, o governo fez a cerimónia simbólica do lançamento das obras de renovação da casa onde nasceu Amílcar Cabral que conta com o financiamento do actual governo e que irá durar 12 meses. Seguiu-se depois a inauguração do Centro de Formação dos professores “Domingos Ramos”, construído através do financiamento da Parceria Mundial para Educação.


No seu discurso de inauguração do referido centro, o Ministro Soares Sambú, laçou um vibrante apelo às autoridades regionais de Bafatá no sentido de “acarinharem esta magnifica obra que irá contribuir para a qualidade do ensino, apoiando na preservação dos bens e no bom funcionamento deste edifício que ajudará na colmatação da falta de professores qualificados no sistema do ensino”. 


Para a Representante da UNICEF na Guiné-Bissau, entidade gestora dos fundos que permitiu a construção deste centro, Cristine Jaulmes, “para Cabral a educação era a principal arma de libertação devendo aqueles que sabem, ensinar os não sabem e desta forma evidencia a importância da transferência do conhecimento e da formação humana para o desenvolvimento do país pelo que este centro se reveste de especial importância pois o mesmo irá permitir pôr em prática programas de formação de professores”.




ONU na Guiné-Bissau 

Sem comentários:

Enviar um comentário