quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Declaração do Presidente do Conselho de Segurança

Na 8045ª reunião do Conselho de Segurança, realizada a 13 de setembro de 2017, no âmbito do exame do Conselho sobre o tema "A situação na Guiné-Bissau", o Presidente do Conselho de Segurança fez a seguinte declaração em nome do Conselho:

"O Conselho de Segurança toma nota do relatório de 24 de agosto de 2017 sobre "A situação na Guiné-Bissau" do Representante Especial, Modibo Ibrahim Touré, e dos relatórios dos Presidentes do Comité de Sanções 2048 e da Configuração para a Guiné-Bissau da Comissão de Consolidação da Paz, após as suas recentes visitas à Guiné-Bissau.

"O Conselho de Segurança expressa a sua profunda preocupação com o impasse político na Guiné-Bissau que continua por resolver devido à incapacidade dos seus líderes políticos alcançarem uma solução duradoura e consensual, ilustrada pelo fracasso da Assembleia-Nacional em realizar sessões plenárias desde janeiro de 2016 e pelo fracasso de quatro governos consecutivos em verem aprovado o seu programa de governo e orçamento nacional.

"O Conselho de Segurança manifesta a sua preocupação com os efeitos negativos da crise política sobre a população civil na Guiné-Bissau e exorta todos os atores políticos a colocarem os interesses do povo da Guiné-Bissau acima de qualquer outra consideração e, a este respeito, exorta os líderes políticos bissau-guineenses, incluindo o Presidente, o Presidente do Parlamento e os chefes dos partidos políticos, a respeitar o seu compromisso de promover a estabilidade política na Guiné-Bissau através do diálogo genuíno, incluindo um diálogo sobre a revisão constitucional, encontrando um terreno comum para uma resolução rápida da crise política e a abstendo-se de toda retórica e atos susceptíveis de prejudicar a paz e a coesão nacional.

"O Conselho de Segurança recorda que a implementação do Acordo de Conakry, de 14 de outubro de 2016, baseado no roteiro de seis pontos da CEDEAO, intitulado "Acordo sobre a resolução da crise política na Guiné-Bissau", é o principal quadro para uma resolução pacífica da crise política, uma vez que oferece uma oportunidade histórica para as autoridades nacionais e líderes políticos, bem como a sociedade civil, de em conjunto assegurarem a estabilidade política e construir uma paz sustentável e, a este respeito, congratula-se com as consultas políticas que tiveram lugar com o apoio do Grupo de Mulheres Facilitadoras.

"O Conselho de Segurança apela à liderança da Guiné-Bissau para implementar o Acordo de Conakry de 14 de outubro de 2016, inclusivamente nomeando um primeiro ministro de consenso tal como é exigido pelo Acordo. 

O Conselho de Segurança recorda que a implementação do Acordo poderia ser uma forma de restaurar a confiança dos parceiros e permitir à comunidade internacional cumprir as promessas feitas durante a Conferência de Bruxelas em março de 2015 em apoio ao programa "terra ranka" e ao desenvolvimento da Guiné-Bissau.

"O Conselho de Segurança observa que, embora a economia possa crescer em 2017 - apesar do impasse político em curso e dos movimentos recorrentes de protesto - as causas profundas da instabilidade na Guiné-Bissau continuam por resolver, o que significa que qualquer desenvolvimento obtido não será sustentável.

"O Conselho de Segurança sublinha a necessidade de o Governo da Guiné-Bissau continuar a tomar medidas concretas para a paz, estabilidade e desenvolvimento duradouros e sustentáveis no país, através da reforma efetiva do setor de segurança, lutar contra a corrupção através do fortalecimento do sistema judicial, e melhorar a administração pública e a gestão das receitas do Estado, bem como o fornecimento de serviços básicos à população, e encoraja o seu empenho na implementação de suas prioridades nacionais.

"O Conselho de Segurança manifesta preocupação com os desafios colocados pelas ameaças terroristas e outras ameaças importantes, incluindo o extremismo violento, que pode ser propício para o terrorismo, bem como o crime organizado internacional, incluindo o tráfico de drogas, o tráfico de pessoas e todas as formas de tráfico no país.

"O Conselho de Segurança sublinha a importância da realização e preparação de eleições legislativas e presidenciais, atualmente agendadas para 2018 e 2019, respectivamente, em particular a atualização da lista de eleitores. O Conselho de Segurança salienta que a implementação do Acordo de Conakry aproximará a Guiné-Bissau da estabilidade política e reforçará a confiança pública antes das eleições.

"O Conselho de Segurança recorda, a este respeito, o papel importante da Comissão de Consolidação da Paz no apoio à paz sustentável na Guiné-Bissau e congratula-se com o seu envolvimento activo com as partes interessadas no terreno, bem como com as organizações regionais para apoiar os esforços para uma solução política.

"O Conselho de Segurança elogia as forças de defesa e de segurança da Guiné-Bissau pela contínua não-interferência na situação política na Guiné-Bissau e insta-os vivamente a manter a mesma postura.

"O Conselho de Segurança congratula-se com a prorrogação por mais três meses do mandato da ECOMIB, tal como foi decidido na 51ª Sessão Ordinária da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO realizada em Monróvia (Libéria) a 4 de junho de 2017 e destaca o papel positivo desta Força na estabilização do país. O Conselho de Segurança apela à continuação das operações da ECOMIB na Guiné-Bissau para além desta extensão e convida os parceiros internacionais a apoiarem neste sentido.

"O Conselho de Segurança congratula-se com as recomendações do Comunicado Final da referida sessão da Autoridade da CEDEAO. O Conselho de Segurança reitera o seu empenho em continuar a acompanhar a actual crise política e manifesta a sua prontidão para tomar as medidas necessárias para responder ao agravamento da situação na Guiné-Bissau.

"O Conselho de Segurança relembra a Resolução 2343 (2017) na qual aprovou a revisão estratégica sobre a necessidade de o UNIOGBIS reorientar seus esforços no apoio ao papel de bons ofícios do RESG e encoraja o RESG e a missão a expandir sua advocacia para fortalecer a governança democrática e a promoção e proteção dos direitos humanos no curto prazo, enquanto prosseguem com os esforços em curso para pôr fim à crise política, em relação à soberania, independência e integridade territorial do país.

"O Conselho de Segurança manifesta o seu apreço e apoio ao Representante Especial Modibo Touré e por todos os parceiros internacionais, bem como organizações sub-regionais e regionais, especialmente a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Africana pelo seu empenho continuado e seus consideráveis esforços de mediação e facilitação".


ONU na Guiné-Bissau 

Sem comentários:

Enviar um comentário