domingo, 22 de fevereiro de 2026

Exército do Mali anuncia "neutralização" de cerca de 50 "terroristas"... O Exército do Mali anunciou a "neutralização" de aproximadamente 50 "terroristas" na região de Bougouni, no sudoeste do país, perto das fronteiras com a Guiné e a Costa do Marfim.

© AMAURY FALT-BROWN/AFP via Getty Images   Por LUSA  22/02/2026

As Forças Armadas do Mali "realizaram com sucesso ataques direcionados contra um grupo terrorista armado", resultando na "neutralização" de aproximadamente 50 indivíduos e na destruição das suas armas, informou o Estado-Maior do Exército em comunicado.

O confronto ocorreu no sábado numa zona da região de Bougouni, a cerca de 180 quilómetros a sul da capital, Bamaco. As autoridades não forneceram mais detalhes sobre o incidente.

Este anúncio surge pouco depois de o Exército ter noticiado a "neutralização" de aproximadamente 20 "terroristas" em explosões levadas a cabo em Ségou, a nordeste de Bamaco, numa operação de proteção de um comboio das Forças Armadas.

Governado por uma junta militar desde 2020, o Mali continua mergulhado numa profunda crise de segurança devido à atividade de grupos de extremistas ligados tanto ao autoproclamado Estado Islâmico (ISIS) como à Al-Qaida, responsáveis por frequentes ataques contra as Forças Armadas e a população civil.


Leia Também: UE declara Guarda Revolucionária do Irão organização terrorista

A União Europeia (UE) formalizou hoje a inclusão da Guarda Revolucionária iraniana na sua lista de terroristas, após a repressão de manifestações recentes no país que causou milhares de mortos e um acordo político dos Estados-membros.

Sem comentários:

Enviar um comentário