terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Brigada de Ação Fiscal tem novo comandante... A Brigada de Ação Fiscal (BAF), afeta à Direção-Geral das Alfândegas (DGA), passa a contar com nova liderança. O Major Tommy Nhama Cassama foi nomeado novo comandante da BAF, através do Despacho nº 05, de 5 de fevereiro, do Gabinete do Primeiro-Ministro, que acumula a pasta das Finanças.

Por  Radio TV Bantaba

A cerimónia de passagem de comando teve lugar na tarde desta segunda-feira, na sala de reuniões da DGA, e foi presidida por Malam Homi Injai, Diretor dos Recursos Humanos, em representação do Secretário-Geral do Ministério das Finanças. O ato contou com a presença do Diretor-Geral das Alfândegas, Domenico Sanca, diretores de serviços, representantes sindicais e oficiais da Brigada.

Na ocasião, Domenico Sanca sublinhou que as movimentações de comando constituem atos administrativos normais, tendo enaltecido o trabalho desenvolvido pelo ex-comandante Fernando Cá, cuja dedicação e coragem contribuíram de forma significativa para os resultados alcançados pela DGA no último ano. Reafirmou ainda o papel central da BAF no combate à fraude e à evasão fiscal, garantindo total apoio institucional ao novo comandante.

Por sua vez, o ex-comandante Fernando Cá agradeceu ao antigo Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, ao Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Dr. Ilídio Vieira Té, pela confiança depositada na sua nomeação, bem como à direção da DGA e aos agentes da Brigada pelo empenho demonstrado durante o seu mandato.

Já o novo comandante, Major Tommy Nhama Cassama, elogiou o trabalho do seu antecessor e comprometeu-se a manter a disciplina, a dedicação e o rigor na fiscalização aduaneira, assegurando uma atuação baseada na cooperação com todos os agentes e em estreita articulação com a Direção-Geral das Alfândegas, visando “o sucesso da casa”.

Encerrando o ato, Malam Homi Injai destacou o desempenho do ex-comandante Fernando Cá e exortou o novo responsável a pautar a sua liderança pela cooperação, respeito hierárquico e espírito de equipa, em prol da eficiência e transparência das Alfândegas.

Sem comentários:

Enviar um comentário