Por sicnoticias.pt
Em Nova Iorque, foi declarado o estado de emergência devido à forte tempestade de neve e gelo que está a atingir grande parte dos Estados Unidos. As autoridades locais estão a abrir centros de aquecimento para apoiar a população mais vulnerável, numa altura em que o frio intenso está a provocar fortes perturbações no quotidiano da cidade.
De acordo com a correspondente da SIC, Marta Moreira, já se acumularam cerca de 30 centímetros de neve, prevendo-se ainda a queda de mais 10 centímetros ao longo das próximas horas.
Este agravamento das condições meteorológicas tem afetado significativamente a rotina dos nova-iorquinos, com várias lojas encerradas e limitações nos transportes públicos. As autoridades apelam à população para que permaneça em casa e evite deslocações desnecessárias.
Apesar das recomendações, algumas pessoas deslocaram-se aos parques da cidade para aproveitar a neve de forma recreativa. No entanto, os responsáveis reforçam que as condições atmosféricas continuam a ser perigosas.
No sábado, cinco pessoas foram encontradas mortas. As autoridades estão a investigar se as mortes estão relacionadas com o frio extremo e a tempestade de neve que tem atingido o país.
Entretanto, foram já abertos dez centros de aquecimento distribuídos pelos cinco bairros de Nova Iorque, sobretudo destinados à população em situação de sem-abrigo.
Há pelo menos oito anos que a cidade não enfrentava um episódio de frio e neve desta intensidade, o que leva as autoridades a apelarem a uma cautela redobrada.
Pelo menos 17 mil voos cancelados
A tempestade está a afetar não só Nova Iorque, mas também várias outras cidades e estados norte-americanos.
As aulas desta segunda-feira foram canceladas em diversas localidades, milhares de casas estão sem energia elétrica e os supermercados registam prateleiras vazias, devido ao receio de escassez de alimentos caso a tempestade se prolongue.
Em todo o país, cerca de 17 mil voos foram cancelados, e estima-se que dois terços da população dos Estados Unidos estejam a ser afetados por este fenómeno meteorológico extremo.
.jpeg)
Sem comentários:
Enviar um comentário