quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Tomar banho de manhã ou à noite: qual a melhor opção para a saúde?

Por SIC Notícias 

Tomar banho faz parte de qualquer rotina de higiene. Elimina a sujidade, a oleosidade, o suor e o odor. Há quem acorde e, ainda com os 'olhos turvos', se dirija para o chuveiro. Pelo contrário, há quem prefira relaxar debaixo de água antes de dormir. Mas qual é a melhor opção?

Algumas pessoas gostam de tomar banho de manhã, ao acordar. Outras, à noite, antes de dormir. Mas, afinal, qual é a melhor opção para a saúde?

Tomar banho faz parte de qualquer rotina de higiene, independentemente da hora. Elimina a sujidade, a oleosidade, o suor e o odor produzido por bactérias.

Há quem acorde e, ainda com os 'olhos turvos', se dirija para o chuveiro. De acordo com a BBC, os defensores do banho matinal argumentam que ficar 10 minutos debaixo de água ajuda a sentirem-se revigorados, frescos e prontos para começar o dia.

Pelo contrário, os defensores do banho noturno dizem que tomar banho antes de dormir ajuda a relaxar e limpa a sujidade que se acumula ao longo do dia.

Tomar banho à noite: prós e contras

Tomar banho à noite pode parecer a opção mais higiénica. Ajuda a limpar a sujidade, o suor, a poeira, as bactérias e oleosidade da pele e cabelo, que se acumularam ao longo do dia. Se não tomar banho à noite, essas componentes vão-se acumular nos lençóis e fronha da almofada.

Contudo, apesar de ir para a cama mais limpo, vai transpirar durante a noite. Segundo Primrose Freestone, microbiologista da Universidade de Leicester, citado pela BBC, uma pessoa pode suar até meio litro enquanto dorme, mesmo em alturas ou climas mais frios. E ao acordar de manhã, pode estar com odor.

Além disso, os benefícios do banho noturno só se aplicam se lavar regularmente a roupa da cama, uma vez que bactérias, ácaros e fungos podem 'viver' em edredons, lençóis e fronhas de almofadas durante semanas.

"Se toma banho à noite, mas usa os mesmos lençóis durante um mês, vai acumular bactérias, sujidade e ácaros", explica Holly Wilkinson, professora da Universidade de Hull, no Reino Unido, citada pela BBC.

Não lavar a roupa de cama com regularidade aumenta o risco de alergias e de infeções na pele.

Por outro lado, tomar um banho quente antes de dormir "reduz significativamente" o tempo ao adormecer, de acordo com resultados de uma meta-análise que comparou 13 estudos. Contudo, os investigadores dizem que são necessárias mais investigações.

Tomar banho de manhã: prós e contras

Tomar banho de manhã elimina a transpiração e micróbios 'armazenados' durante a noite. Desta forma, o corpo fica mais limpo e ficará 'fresco' durante mais tempo.

O microbiologista da Universidade de Leicester é apologista de banho matinal, uma vez que elimina o suor e micróbios, permitindo começar o dia mais fresco e limpo.

Adicionalmente, a professora Holly Wilkinson explica à BBC que a melhor altura para tomar banho também dependerá da rotina de cada pessoa e profissão. Por exemplo, agricultores - que se sujam bastante ao longo do dia - podem preferir tomar banho à noite em vez de ao acordar.

Segundo o The Conversation, os especialistas destacam que, independentemente da hora que escolher tomar banho, é importante lavar a roupa da cama regularmente, isto é, pelo menos uma vez por semana.

À semelhança dos lençóis, é fundamental a higiene regular das toalhas de banho: lavagem a cada três ou quatro utilizações. São "terreno fértil" para o crescimento de bactérias e fungos e, em casos mais extremos, podem desencadear alergias.

Sem comentários:

Enviar um comentário