Por SIC Notícias 15/06/2024
Como está o poder a transformar a religião na China, a guerra e a economia dos EUA, drones que salvam animais selvagens na Alemanha e a história de Carlo Acutis, que vai ser canonizado em breve e tornar-se o primeiro santo adolescente da Igreja Católica são as propostas do Repórteres do Mundo.
Os EUA estão a modernizar as suas fábricas de armamento mais antigas a um ritmo acelerado e a construir novas. Será que a guerra fora dos EUA é boa para a economia americana? A pergunta foi feita a Richard Hansen, veterano da Marinha, responsável por uma fábrica de armamento propriedade do Governo dos EUA.
Segundo a NATO, a Rússia produz três vezes mais munições de artilharia do que os Estados Unidos e a Europa. Em Scranton, na Pensilvânia, muitas das tarefas do fabrico de cartuchos de artilharia ainda são manuais, mas os veteranos de guerra estão a modernizar a empresa.
O local era originalmente uma fábrica de caminhos-de-ferro com mais de 100 anos. No início da década de 1940, durante a guerra da Coreia, o exército norte-americano transformou-a numa fábrica de munições. Alguns equipamentos ainda são dessa altura.
A fábrica de armamento, propriedade do Governo dos EUA, em abril produzia 24 mil cartuchos por mês, atualmente 36 mil e o objetivo é chegar aos 100 mil.
Como o poder está a transformar a religião na China
Minaretes retirados das mesquitas, mesquitas destruídas e crianças proibidas de entrar nos espaços religiosos, o cenário repete-se em todas as comunidades muçulmanas da China.
Nos últimos anos, aumentaram as restrições e cresceu o silêncio no norte da China. São poucos os que aceitam falar com os jornalistas, a minoria prefere esconder-se.
Numa zona rural, um pequeno grupo de fiéis, conta o que se passa à Sky News.
“Disseram que não são permitidos estilos ocidentais e árabes. Temos de construir mesquitas de estilo chinês”, explica Lao He. “As pessoas estão um pouco perturbadas, mas não se pode fazer nada em relação à política nacional. Temos de obedecer”, acrescenta.
Por toda a aldeia há indícios do que aconteceu: vestígios de símbolos árabes arrancados e pilares seculares onde outrora existiam minaretes. Num local a mesquita desapareceu por completo.
As crianças estão proibidas de entrar em mesquitas, mas Pequim insiste que respeita a liberdade religiosa. No entanto, a equipa da SKY News foi vigiada e ameaçada enquanto fazia a reportagem. Um homem ameaçou chamar os aldeões para atacarem os jornalistas.
Drones que salvam animais selvagens na Alemanha
Todos os anos, dezenas de crias morrem ou ficam feridas na época das colheitas na Alemanha. Os agricultores usam cães, alarmes ou fumo para afastar os animais dos campos, mas nada tem sido eficaz 100% eficaz. O problema parece ter agora uma solução.
Antes de entrarem as máquinas, os campos são percorridos por drones com câmaras térmicas que detetam as crias escondidas.
O aparelho demora pouco menos de dez minutos para sobrevoar o campo de seis hectares e meio, o equivalente a nove campos de futebol. Os pontos brancos no ecrã indicam seres vivos. Assim, os animais selvagens podem ser salvos antes da ceifa.
De acordo com o Ministério da Agricultura, os voos de drones salvam quase 2500 vidas todos os anos, o Estado disponibiliza 100 mil euros para este efeito.
O "Influencer de Deus" que está prestes a tornar-se santo
Na igreja de Sint-Quintinus, em Zonhoven, na Bélgica, entre as estátuas de santos com longas vestes e cruzes, está a estátua de um rapaz com calçado de desporto e um tablet debaixo do braço. Carlos Acutis é o seu nome.
A imagem de Carlo Acutis tem lugar de destaque e devotos que a visitam com frequência. O britânico que cresceu em Milão e adorava internet e programação.
Nos seus sites, tentava divulgar a fé católica, mas em 2006, aos 15 anos, morreu de leucemia. Pouco tempo depois aconteceu um milagre, de acordo com a reportagem da VTM, e o Vaticano beatifica Acutis. Para ser santo era preciso um segundo milagre e ele aconteceu na Costa Rica, explica o padre Wim Simons.
Carlo Acutis vai ser canonizado em breve e tornar-se o primeiro santo adolescente da Igreja Católica. Acutis foi um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa e poderá ser o padroeiro da Internet.
Sem comentários:
Enviar um comentário