MALIN MOBERG
A mineira sueca LKAB descobriu o maior depósito de terras raras da União Europeia.
A Suécia anuncia a descoberta do maior depósito de terras raras da União Europeia. Este depósito representará uma "parte substancial das necessidades da Europa" para produzir veículos elétricos, turbinas eólicas e dispositivos eletrónicos portáteis, informa o CEO da mineira sueca LKAB.
A exploração inicial conta 585 milhões de toneladas de minério. A mineira sueca terá também identificado 1 milhão de toneladas de óxidos raros, que podem ser incorporados em veículos elétricos.
O anúncio "mostra que existem conclusões importantes para a transição verde" e ajudará o bloco da UE a reduzir a dependência da China em relação a estes minerais essenciais para a eletrificação, disse a ministra da Energia e Inústria sueca, Ebba Busch.
No entanto, a exploração não será imediata, podendo demorar entre 10 e 15 anos para ser iniciada.
De acordo com a revista National Geographic Portugal, a União Europeia importa 100% das terras raras, sendo que a mais importante área de produção do planeta está situada nas minas chinesas na Mongólia Interior.
Terras raras são elementos valiosos nunca encontrados na sua forma pura. Encontram-se em diferentes tipos de minerais e em teores variáveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.