sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Rio congelado permite travessia de ucranianos (e feridos). Há imagens

© Getty Images

Notícias ao Minuto  13/01/23 

Cidadãos aproveitam para atravessar o rio Siverskyi Donets, enquanto são feitas as reparações da ponte bombardeada, que liga Sievierodonetsk a Lysychansk.

Um congelamento do rio Siverskyi Donets, perto de Kharkiv devido às baixas temperaturas de Inverno que se fazem sentir na Ucrânia, está a permitir aos ucranianos fazer a travessia, enquanto são feitas as reparações da ponte bombardeada, que liga Sievierodonetsk a Lysychansk.

Nas imagens acima podem ver-se feridos a ser transportados e pessoas a deslocar-se acompanhadas dos animais de estimação.

As forças russas explodiram, em junho de 2022, a ponte que liga a cidade ucraniana de Sievierodonetsk a Lysychansk, do outro lado do rio, cortando uma possível rota de fuga de civis.

Na altura, Sievierodonetsk era o epicentro da batalha pelo controlo da região de Donbass, no leste ucraniano.

A maior parte da Ucrânia continua a viver sob ataques diários de mísseis e drones lançados pelas forças russas, à medida que se aproxima a data em que se assinala um ano desde o início do conflito, a 24 de fevereiro.

A guerra na Ucrânia tirou já a vida a pelo menos 6.952 civis, ferindo outros 11.144, de acordo com os mais recentes cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.