© iStock
Notícias ao Minuto 10/11/23
Se notar alguns dos sintomas descritos por Deborah Lee, da farmácia online Dr.ª Fox, a médica recomenda que procure ajuda médica "urgente".
Tomar demasiados comprimidos ibuprofeno representa um sério risco para a saúde. Se este é o seu caso, há sinais que indicam quando deve interromper a toma deste fármaco, que faz parte dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides. Utilizado no alívio da dor e inflamação, também funciona como antipirético.
Deborah Lee, da farmácia online Dr.ª Fox, afirmou, em declarações ao Daily Express, que o popular fármaco pode causar hemorragias no aparelho digestivo. O ibuprofeno, reduz a produção de muco gástrico que ajuda a neutralizar os ácidos do estômago. Sem isso, pode ficar suscetível a todo o tipo de efeitos secundários graves logo aos três dias de tratamento, de acordo com uma investigação publicada na revista Clinical Gastroenterology and Hepatology, citada pelo mesmo jornal.
Como tal, Lee explica que é provável que as suas fezes façam soar os alarmes. "Pode notar fezes pretas escuras ou sangue vermelho misturado com as fezes. As fezes podem ser soltas e aquosas e cheirar mal", aponta. Estas fezes escuras e com aparência de alcatrão são conhecidas como melena, que pode ser sinal de hemorragia no estômago, proveniente de úlceras, por exemplo.
Se notar alguma destas alterações nas suas fezes depois de tomar ibuprofeno, precisa de ajuda médica "urgente", de acordo com a responsável.
A Infomed indica que "a dose única máxima diária para adultos e adolescentes não deve ultrapassar os 400 mg". Contudo, deve ter em conta a idade e peso. Espere, pelo menos, quatro horas entre a administração do fármaco e nunca exceda 1.200 mg em 24 horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.