segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Presidente da Nigéria participará na cimeira G20 e equaciona adesão

© Getty Images

POR LUSA   04/09/23 

O presidente da Nigéria, Bola Tinubu, viajou hoje para a Índia para participar na cimeira do G20, um bloco de economias ricas e em desenvolvimento a que o país considera aderir, disse o porta-voz presidencial Ajuri Ngelale.

"Embora a adesão da Nigéria ao G20 seja desejável, o Governo iniciou amplas consultas com vista a determinar os benefícios e riscos da adesão", disse Ngelale em comunicado.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, fez um convite especial a Tinubu para participar na cimeira de dois dias, 09 e 10 de setembro, em Nova Deli, numa altura em que a adesão da Nigéria ao Grupo dos Vinte (G20) está a ser considerada.

O G20 reúne 19 países e a União Europeia, com a Índia a exercer atualmente a sua presidência, que é rotativa anualmente entre os membros.

Se a Nigéria aderir ao G20, será o segundo país africano, depois da África do Sul, a entrar no grupo das nações mais industrializadas do mundo. A Nigéria tem o Produto Interno Bruto (PIB) mais alto da África, de acordo com o Banco Mundial.

Desde que assumiu o cargo em maio, o presidente Tinubu lançou reformas económicas ousadas que atraíram protestos em massa e enfraqueceram a naira, a moeda da Nigéria.

Durante a cimeira, Ngelale disse que o país africano, rico em petróleo, tentará atrair mais investimento estrangeiro direto para construir infraestruturas, sem se endividar.


Sem comentários:

Enviar um comentário