segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Consulado alemão em Kyiv atingido por mísseis russos... Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha esclareceu, no entanto, que não existiam funcionários presentes no edifício.

© Getty Images

Notícias ao Minuto 10/10/22 

O edifício que alberga o consulado alemão em Kyiv foi atingido pelos ataques que assolaram, esta segunda-feira, a capital ucraniana, segundo avançado por um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha num briefing, aqui citado pela Reuters.

No entanto, a mesma fonte esclareceu que não existiam funcionários presentes no edifício, visto que os mesmos já não trabalham presencialmente neste consulado desde o início deste conflito, a 24 de fevereiro.

"Há meses que não se trabalha no edifício", disse o funcionário governamental, que acrescentou que o Governo alemão estava em contacto com os seus funcionários em Kyiv para avaliar a extensão dos danos no local.

No mesmo briefing, este porta-voz acrescentou ainda que a Alemanha esperava entregar um sistema de defesa aérea à Ucrânia "muito em breve", e ainda mais três no próximo ano. Porém, não definiu prazos exatos para tal apoio.

De recordar que a Alemanha condenou imediatamente estes ataques russos, que tiraram a vida a, pelo menos, 11 pessoas e feriram outras 64 por todo o território da Ucrânia.

Em causa estão ataques que surgem, segundo assumido pelo Kremlin, como uma ação de retaliação face ao recente ataque ucraniano que atingiu a ponte de Kerch, que liga a Rússia à Crimeia e que é tida como um símbolo da anexação deste território por Moscovo.

Na sequência destas investidas russas, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, irá falar numa reunião virtual de líderes do G7, agendada para terça-feira.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, provocou já, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU), 6.114 civis mortos e 9.132 feridos desde o início da guerra, apesar desta entidade alertar que estes números ficam bastante abaixo dos reais.


Leia Também: Alemanha pondera demitir chefe de cibersegurança por ligações à Rússia

Sem comentários:

Enviar um comentário