segunda-feira, 10 de outubro de 2022

SINJOTECS ESPERA UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL ENTRE OS JORNALISTAS E FORÇAS DE SEGURANÇAS

Por: Alison Cabral Rádio Jovem  outubro 10, 2022

A presidente do Sindicato de Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social da Guiné-Bissau (SINJOTECS), Indira Correia Baldé, disse que espera uma relação “saudável” entre os profissionais da comunicação social e a forças das seguranças no sentido de promover a liberdade de imprensa no país.

“Sabemos que nos últimos tempos houve choques entre os profissionais da comunicação social e a força de defesa e segurança, que não é desejável e queremos remediar esta situação. A força de seguranças deve proteger-nos quando estamos no terreno, porque não somos inimigos”, disse.

“Penso que doravante, com esta ação de formação, vamos melhorar as nossas formas de estar no terreno entre os jornalistas e a forças de seguranças”, declarou Indira Correia Baldé.

Correia Baldé falava hoje na cerimónia de abertura do seminário de capacitação dos Atores Estatais, sobre Direitos Humanos, Media e Liberdade de Expressão, num dos hotéis em Bissau.

Presidindo a cerimónia, o presidente do Instituto de Defesa, Ibraima Papa Camará, disse que esta ação de capacitação é de extrema importância, uma vez que vai permitir aos profissionais da comunicação social e atores estatais visualizarem novos horizontes e conhecimentos.

Papa Camará, que representou o ministro de Defesa no ato, afirma que o executivo está empenhado em defender a legalidade democrática e garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos na promoção da liberdade de imprensa positivo e no acesso da informação de qualidade.

A seção, que vai terminar no dia 14 do mês em curso, é organizada pela Fundação dos Media para África (MFWA) em colaboração com a SINJOTECS e com o apoio financeiro da União Europeia.

As formações fazem parte de atividades no âmbito do projeto de três anos da MFWA intitulado: “Promover a Liberdade dos Medias e Acesso a Informação de Qualidade na Guiné-Bissau”.

O projeto tem como objetivo geral assegurar que os jornalistas e outros atores da comunicação social estejam seguros e protegidos. Além disso, o projeto visa ajudar os jornalistas a produzir conteúdos jornalísticos eticamente apropriados, oportunos e baseados em factos.


Sem comentários:

Enviar um comentário