sábado, 20 de agosto de 2022

Corpo de José Eduardo dos Santos está a caminho de Luanda... Deverá chegar a Angola na tarde deste sábado

© Sean Gallup/Getty Images

Notícias ao Minuto  20/08/22 

O corpo de José Eduardo dos Santos encontra-se já a caminho de Luanda, em Angola, devendo chegar na tarde deste sábado, informou o governo do país em comunicado.

"O executivo angolano torna público que chegam na tarde deste sábado a Luanda os restos mortais do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, falecido no passado dia 8 de julho em Barcelona, Reino de Espanha", pode ler-se no documento onde é ainda referido que "a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados".

Segundo a SIC Notícias, o funeral poderá ocorrer no dia 29 de agosto, segunda-feira, quatro dias depois das eleições em Angola. Até agora estava ainda por decidir a data e local do funeral do líder histórico do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), que governou Angola de 1979 a 2017, devido à discordância entre a viúva Ana Paula dos Santos e os seus três filhos em comum com o político - que defendem que as cerimónias fúnebres deverão ter lugar em Luanda - e Tchizé e os irmãos mais velhos - que pretendiam que o corpo fosse enterrado em Barcelona, Espanha.

Na sexta-feira, o tribunal de Barcelona aceitou, segundo a CNN Portugal, o recurso da filha de José Eduardo dos Santos Tchizé e decidiu suspender a entrega dos restos mortais do ex-presidente de Angola à ex-mulher.

De recordar que Tchizé dos Santos apresentou, na quinta-feira, recurso da decisão judicial que entrega o corpo do pai à ex-mulher ao argumentar que o processo é civil e não criminal, não sendo certo se alguma das partes interessadas chegou a apresentar alegações por escrito. "O processo atual não é, nem pode ser, o local apropriado para decidir o destino dos restos mortais do sr. dos Santos, ao invés, o direito civil é o apropriado e deve ser utilizado para determinar quem tem legitimidade para receber os restos mortais do falecido e para decidir sobre o local de sepulcro", explicou. 

José Eduardo dos Santos morreu, aos 79 anos, no dia 8 de julho, em Barcelona, onde passou muito tempo nos últimos cinco anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário