terça-feira, 24 de maio de 2022

INVESTIDURA DE NUNO GOMES NABIAM: Cerimónia de tomada de posse do Primeiro-Ministro e Vice Primeiro-Ministro, hoje a tarde no Palácio da República.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Sua Excelência Senhor Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló, conferiu posse hoje a tarde a Nuno Gomes Nabiam, com Primeiro-Ministro do futuro Governo de iniciativa Presidencial, após ter dissolvido a ANP, e a consequente queda do II Governo da X Legislatura.

O Decreto Presidencial N°25/2022 de 16 de maio de 2022, que mantém a frente do Governo, o Primeiro-Ministro e o Vice Primeiro-Ministro, é uma prova inequívoca de confiança reforçado do Presidente nas figuras de proa do anterior Governo.

Agora, é arregaçar as mangas, continuar a trabalhar na senda de desenvolvimento, da transformação estrutural do país, na melhoria das condições de vida da nossa população, empenhar-se cada vez mais em criar melhores condições salariais aos servidores públicos, na gestão criteriosa e rigorosa dos dinheiros públicos com base numa gestão transparente das finanças públicas e de prestação de contas, e fundamentalmente, atender as necessidades básicas da franja da população mais vulneráveis.

Uma das missões inadiáveis do futuro Governo é a organização das eleições legislativas antecipadas, facto que, desde já deixamos garantias ao povo Guineense e a Comunidade Internacional, de que todo o processo de organização e realização dessas eleições, serão transparentes, e de igual oportunidade para todos, desde o recenseamento que será de raiz, até ao dia de votação.

O objetivo é dar seguimento ao excelente trabalho realizado pelo II Governo da X Legislatura, aproveitando o tempo que resta para concluir e impulsionar novas conquistas, obras e realizações.

Juntos somos mais fortes

#ChefiadogovernoGB2021 
#GCPM 
2️⃣4️⃣0️⃣5️⃣2️⃣2️⃣✔

Veja Também:

Numa cerimónia que decorreu no Palácio da República, o Presidente da República General de Exército e Comandante Supremo das Forças Armadas, Úmaro Sissoco Embaló, empossou num primeiro acto, Nuno Gomes Nabiam como Primeiro-Ministro do Governo de Confiança Presidencial e de seguida, Soares Sambú, como Vice Primeiro-Ministro, numa cerimónia a que assistiram os Presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas, bem como o Procurador-Geral da República e os membros do Gabinete Presidencial.

Na ocasião, o Chefe de Estado, fez um breve improviso no qual colocou assento para a necessidade do novo Governo de Confiança Presidencial prestar uma atenção especial na sua gestão futura dos assuntos do Estado sob a sua responsabilidade, em termos de eficácia, operacionalidade, disciplina e transparência.

O General Úmaro Sissoco Embaló foi muito claro quando defendeu a necessidade de haver um governo eficaz, actuante, visível e com um roteiro de trabalho presente na sua acção.

O Presidente da República disse que todos deviam estar conscientes para a necessidade de se pôr fim à corrupção e que seria implacável nessa luta, tendo chamado nesse capítulo a atenção as instituições judiciais e muito principalmente do Procurador-Geral da República, aquém exigiu transparência, firmeza e legalidade no exercício das suas acções, enquanto advogado do Estado.

O General de Exército e Comandante Supremo das Forças Armadas foi muito claro quando no seu improviso disse não querer perseguições, mas sim justiça e que deveria haver doravante uma maior coordenação entre as diferentes instituições de modo a conseguir-se complementaridade e resultados

O Primeiro Magistrado da Nação disse que o próximo Governo de Iniciativa Presidencial seria constituído com todos os partidos, principalmente com os que têm assento parlamentar, mas que seria sempre um Governo de Confiança Parlamentar.

O Presidente da República convidou os Presidentes das diferentes instituições presentes no acto que empossou o Primeiro e o Vice Primeiro-Ministro a trabalharem de forma coordenada no sentido de levar a cabo todas as acções concernentes à realização das próximas eleições, tendo assegurado que a data de 18 de Dezembro era irrevogável.

O Primeiro-Ministro Nuno Gomes Nabiam, acaba de chegar à Bissau proveniente de Timor-Leste, onde em representação de Sua Excelência Senhor Presidente da República, assistiu a tomada de posse do novo Presidente José Ramos Horta e ainda tomou parte nas comemorações do 20° aniversário da restauração da independência daquele país irmão.
#ChefiadogovernoGB2021 
#GCPM 
2️⃣4️⃣0️⃣5️⃣2️⃣2️⃣✔


Sem comentários:

Enviar um comentário