terça-feira, 28 de dezembro de 2021

COVID-19. GUINÉ-BISSAU AINDA SEM REGISTO DE CASOS DA NOVA VARIANTE ÓMICRON

 Rádio Jovem | dez 27, 2021

O secretário do Alto Comissariado para a Covid-19 na Guiné-Bissau, Plácido Cardoso, disse hoje que o país ainda não registou nenhum caso suspeito da nova variante de covid-19, numa altura que a Guiné-Bissau atingiu 37% de vacinação da população alvo.

ʺEstão em curso o processo da recolha e tratamento das amostras, mas ainda não temos os resultados e pensamos tê-lo a qualquer momentoʺ, disse.

ʺMas é bom dizer o outro aspecto a referir é sobre a vacinação. Neste momento, estamos com uma taxa de cobertura de 37% da população alvo complemente vacinado e cerca de 57% alvo que já pelo menos uma doseʺ, declarou Plácido Cardoso.

Cardoso adiantou ainda que o Alto Comissariado para a Covid-19 perspectiva uma nova campanha nacional de vacinação contra a pandemia de forma a melhorar a cobertura para proteger dos vírus de Covid-19.

O médico guineense falava na actualização do boletim epidemiológico semanal de covid-19 entre os dias 20 a 26 de dezembro no país, na qual indica que a Guiné-Bissau registou 10 novos casos positivos e 10 pessoas recuperados da doença.

Em relação a situação da pandemia no país, nos últimos tempos, Plácido Cardoso revela que nas últimas três semanas o país registou um aumento gradual dos novos casos positivos.

Na ocasião, o secretário do Alto Comissariado para a Covid-19 anunciou a instalação de postos fixos de informação e sensibilização sobre medidas de prevenção contra a pandemia em Bissau.

Segundo explicação de Cardoso, o objetivo é aumentar o numero de pessoas vacinadas e continuar a sensibilizar as população a cumprir com as medidas sanitárias contra a covid-19 ainda em vigor no país.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em vários países.

Por Alison Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário