quinta-feira, 26 de agosto de 2021

AFEGANISTÃO - Segunda explosão em Cabul. Há "várias vítimas norte-americanas e civis"

© Getty Images

Notícias ao Minuto  26/08/21  

Confirmação dada pelo Pentágono, esta quinta-feira. Ainda não há mortes confirmadas, mas pelo menos uma das explosões foi de grandes dimensões.

O Pentágono confirmou, esta quinta-feira, que há vários norte-americanos e diversos civis afegãos entre as vítimas de duas explosões fora do aeroporto de Cabul.

No Twitter, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, revelou que esta segunda explosão deu-se junto ao Baron Hotel e que fez “várias vítimas norte-americanas e civis” sem, contudo, clarificar a gravidade dos ferimentos.


We can confirm that the explosion at the Abbey Gate was the result of a complex attack that resulted in a number of US & civilian casualties. We can also confirm at least one other explosion at or near the Baron Hotel, a short distance from Abbey Gate. We will continue to update.

Ainda não há mortes confirmadas, oficialmente, mas pelo menos uma das explosões foi de grandes dimensões, como mostram alguns vídeos partilhados nas redes sociais.

#ImagenesSensibles #Kabul | #explosion

Así fue la segunda explosión. Investigan si se trató de un coche bomba.https://t.co/niRQq4wqwG pic.twitter.com/53ISr01Fle

— Diario HOY (@diariohoynet) August 26, 2021

Noutros vídeos, que o Notícias ao Minuto optou por não reproduzir por serem chocantes, é possível ver diversos corpos espalhados pelas ruas atingidas pelas explosões.

Vários meios de comunicação social já estão a avançar que os ataques provocaram cerca de uma dezena de mortes, além de muitos feridos.

Um repórter fotográfico da agência France-Presse relatou a existência de pelo menos cinco mortos e mais de uma dezena de feridos, que foram transferidos para um hospital em Cabul.

Joe Biden já está na Sala de Crise

O ataque ocorreu em dois pontos distintos, um junto a um hotel da capital afegã e um outro junto a um dos portões do aeroporto de Cabul, onde se aglomeram milhares de afegãos, que procuram fugir do seu país antes do final da ponte aérea para a evacuação do Afeganistão.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, já foi informado sobre a explosão e dirigiu-se para a Sala de Crise, segundo uma fonte da Casa Branca.

A primeira das explosões, junto ao portão do aeroporto, ocorreu às 18h24 locais (13h24 em Lisboa), de acordo com a agência de notícias afegã Ariana News.

Sem comentários:

Enviar um comentário