terça-feira, 16 de março de 2021

Explosão eminente no PAIGC

Por Caitano Joao Lopez 

Explosão eminente no PAIGC

O regresso a Bissau na passada sexta-feira, um ano depois do Presidente do PAIGC e antigo primeiro-ministro, Engº Domingos Simões Pereira, mexeu com as estruturas do partido pela forma “arrogante” que pretendia agitar o País.

Simões Pereira acompanhado da sua Esposa, Paula Costa Pereira e do seu eterno Ministro da Economia e Finanças e ideólogo de “RESGATE” Geraldo Martins tencionava provocar uma manifestação popular em Bissau semelhança daquilo que aconteceu em Dakar e em algumas cidades do Senegal, com objectivos de criar o caos e afirmar-se como salvador da pátria, acabando por um fiasco.

O regresso a Bissau de DSP aconteceu dias antes de o Bloguista António Aly Silva, fora espancado durante uma rixa com desconhecidos que apoderaram do seu telefone móvel, partilhando nas redes sócias o conteúdo das mensagens que este recebe de duas figuras ligadas ao PAIGC, Geraldo Martins e o advogado, Carlos Pinto Pereira (CAIA), que acabaria por provar que o Blog DITATURA E CONSENSO é controlado pelo PAIGC.

Vários “FAKE NEWS” publicado pelo Bloguista é afinal das autorias de Geraldo Martins e de Carlos Pinto Pereira, Domingos Simões Pereira, seria um outro colaborador do Blog.

Em relação a situação interna no PAIGC, a ruptura está por fio, um grupo de quadros do partido onde se destaca o antigo primeiro-ministro Artur Silva, o advogado Octávio Lopes ex-director do Gabinete do antigo Presidente, José Mário Vaz, João Bernardo Vieira, antigo menino bonito de DSP actual porta-voz do Partido, Martilenio dos Santos, António Óscar Barbosa, Mário Dias Sami entre outros, fazem circular uma petição para reclamar a convocação de um congresso extraordinário do PAIGC.

O grupo discorda com a forma como o Eng Domingos Simões Pereira está a comandar o partido, somando derrotas e derrotas nas batalhas eleitorais e temem pelo colapso dos libertadores nas próximas eleições.

Um outro assunto que irritou a sensibilidade liderada por Eng Artur Silva é a morte do antigo Secretário-geral do partido, Coronel Manuel Saturnino da Costa e que os familiares declinaram o convite do ainda Presidente PAIGC em render-lhe a homenagem necessária na Praça dos Heróis Nacionais. O facto deve-se, de acordo com as fontes da família, a forma como Domingos Simões Pereira terá tratado em vida o Coronel Manuel Saturnino da Costa.

O Grupo considera que o líder do PAIGC ultrapassou todos os limites de razoabilidade possíveis e acham que os libertadores devem assumir o novo rumo.

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.