Por Belmiro P. - O blogue
Carta aberta para o Sr. DSP
Presidente do PAIGC.
Caro Sr. Engenheiro Domingos Simões Pereira (DSP), presidente do PAIGC.
Seja muito bem-vindo ao seu país.
A Guiné-Bissau apenas tem a ganhar com o seu regresso, o país precisa dos seus mais valiosos quadros.
Sr. Engenheiro, permita-me partilhar consigo, o que considero ser um apelo, um conselho, um alerta... a minha opinião.
Acompanhei com muita atenção a sua chegada ontem a Bissau, reparei muita inquietação em si, através da sua linguagem corporal, contrastando com o seu firme e provocador discurso, para quem tem um “mandato de captura internacional”.
Caro DSP, como você mesmo disse numa das suas intervenções ontem, o Sr. teve um 1 ano de reflexão, período que esteve ausente da Guiné-Bissau, teve um ano para se recriar e apresentar-se como um novo DSP ao povo guineense, mas pelos vistos, não soube aproveitar esse período de reflexão! O DSP que vi ontem, continua a cometer os mesmos erros do passado, que o atiraram para o chão.
Sr. Engenheiro, nós assistimos aqui várias conspirações criadas por si e pelo seu núcleo de confiança, desde o polémico caso dos emails, que nos permitiu conhecer realmente com quem estávamos nós a lidar, tivemos acesso aos conteúdos das mensagens que estão no telefone do seu camarada “N’dinho”, e agora a mais recente revelação de algumas mensagens do WhatsApp do telefone do jornalista Aly Silva.
BASTA SR. ENGENHEIRO!
Sr. Engenheiro, está na hora de deixar o ódio para trás e começar a galgar novos horizontes, abrir novos caminhos. Os anteriores percorridos, só lhe trouxeram dissabores, quer a nível familiar, quer no partido.
O anterior caminho serviu para dividir o povo guineense.
A sua fome pelo poder, a sua vontade enorme de liderar o destino do país, não devem estar acima do seu espírito patriótico, ao ponto de estar constantemente a sabotar e prejudicar o país.
O meu pedido e apelo, é para que faça uma política agressiva sim, faça pressão aos que estão no poder, faça política com objetivo de servir os interesses do país não de humilhação, contribua com ideias e soluções que no seu entender serão benéficas para a nação guineense.
Discursos do género àquelas à sua chegada, apenas contribuirão para definitivamente pôr um ponto final na sua carreira política e ver escapar entre os dedos a grande oportunidade que está a ter, de fazer algo para a nossa Guiné-Bissau.
Sr. DSP, você está rodeado de algumas pessoas sérias sim, pessoas com capacidade de fazerem diferença, mas a maioria está com o orgulho e honra feridos.
Essas pessoas não estão em condições de o ajudarem com soluções pacíficas, porque nos seus corações existe um sentimento de humilhar e vingar.
Estão com vergonha do duro golpe infligido por aqueles que outrora foram seus empregados. Eles não estão em condições de contribuir ou ajudá-lo a fazer uma caminhada limpa.
O mais valioso conselho que lhe vou dar agora, é que descarte completamente todos os que até aqui fizeram parte dos seus conselheiros ou núcleo forte. Incluindo a sua esposa e filha!
Os familiares que façam o seu papel de família apenas, que sejam o seu ponto de recuperação e motivação.
Se estivemos meses entre impugnações e aclarações, foi em parte culpa dos seus familiares.
Inclua jovens com uma nova visão para o país, jovens com coração limpo e vontade de se afirmarem.
Para terminar, conte com 10x mais de dificuldade a fazer política, do que alguma vez teve.
Nós seus adversários, mas não inimigos, estamos mais fortes e preparados do que nunca.
Boa sorte, e que vença o melhor para a Guiné-Bissau.
Belmiro Pimentel.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar