Investigadores da Universidade de Bath publicaram um estudo onde concluem que deixar de fumar não só contribui para uma vida mais saudável como também faz aumentar o nível de felicidade e melhora a saúde mental.
As novas evidências publicadas na Cochrane Library sugerem que os fumadores que param de fumar podem sentir os benefícios positivos em semanas. A pesquisa, liderada por Gemma Taylor, descobriu que as reduções na ansiedade e na depressão entre aqueles que pararam de fumar são pelo menos tão grandes quanto aqueles que tomam antidepressivos.
O tabagismo é a principal causa mundial de doenças evitáveis e morte. Uma em cada duas pessoas que fumam morrerá de doenças relacionadas com fumo. No entanto, algumas pessoas ainda acreditam que fumar reduz o stress e outros sintomas de saúde mental. No entanto, nesta análise que envolveu 102 estudos observacionais com cerca de 170.000 pessoas, descobriu que as pessoas que pararam de fumar por pelo menos 6 semanas apresentaram menos sintomas de depressão, ansiedade e stress do que as pessoas que continuaram a fumar.
Os indivíduos que deixaram de fumar também experimentaram sentimentos mais positivos e melhor bem-estar psicológico. Parar de fumar não teve impacto na qualidade das relações sociais das pessoas, e é possível que parar de fumar esteja associado a uma pequena melhoria no bem-estar social.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.