quinta-feira, 11 de março de 2021

Segurança - Presidente da República exorta autoridades judiciais à por fim à raptos e espancamento de cidadãos no país

Bissau, 11 Mar 21 (ANG) – O Presidente da Republica  exortou as autoridades judiciais, sobretudo a Policia Judiciária e ao Ministério Público à investigar e responsabilizar os autores de raptos e espancamento de cidadãos no país.

Umaro Sissoco Embalo  falava hoje aos jornalistas, à margem da cerimónia de inauguração das instalações do Comissariado Nacional da Policia de Ordem Pública, batizada como o nome do falecido Comissario Bitchofla Na Fafé.

Na ocasião, o chefe de Estado, justifica a homenagem com a contribuição que o falecido deu para o bem do país, enquanto Comissario Nacional da POP.

As instalações do Comissariado, cujas  obras foram suspensas há dez anos, após a retirada da Missão Militar Angolana no país (MISSANG), foram concluídas com  fundos internos e  dispõe de 22 gabinetes e 3 salas de reuniões. 

O Chefe de Estado guineense anunciou que dentro de algumas semanas, a cidade de Bissau vai ter câmaras de vigilância, para garantir mais segurança no país.  

O Presidente guineense aceitou a proposta apresentado pelo  ministro do Interior em  transformar a prisão da 2ª Esquadra, que advém da época colonial junto do Ministério do Interior num Museu, por não reunir condições para que continue a ser utilizado como uma instituição de detenção. 

Até porque, segundo o Sissoco Embalo o governo já dispõe de um espaço de cinco mil hectares para construção de novos serviços prisionais com melhores condições.

Umaro Sissoco anunciou ainda  para breve o inicio das obras de construção das novas instalações do  Ministério do Interior e o da Defesa, com apoio da República Popular da China.

Instado a falar do espancamento do jornalista António Aly Silva, o Chefe de Estado Guineense lamentou a situação e recusou ser o autor moral do rapto e espancamento do jornalista, como tem sido indicado. 

“Apreendi isso há muito tempo ou seja quando Nino Vieira era Presidente, ele é responsabilizado por todos os actos ocorridos. Não tenho cultura de violência e nem sei se  Aly Silva  é jornalista”, disse.

Acrescentou que não só em relação ao caso de Aly Silva, que já deu orientações aos serviços competentes, porque não é possivel que os casos de espancamentos continuem a virificar sem nenhuma responsabilização.

Sissoco Embalo avisou que não vai tolerar acusações do género da próxima vez, frisando  que a pessoa que o indiciar com os futuros actos, vai assumir consequências.

Quanto ao regresso ao país do Presidente do PAIGC, Umaro Sissoco Embaló disse que Domingos Simões Pereira é um cidadão guineense e pode regressar ao país, avisando que existem normas e portanto devem ser cumpridas. 


Disse que, enquanto Presidente da República tem obrigação de garantir a segurança para todos, por isso disse que não vai permitir que casos de espancamentos continuem a verificar no país.

O ministro do Interior Botche Candé agradeceu ao chefe de Estado guineense Umaro Sissoco Embalo e o  empenho do  executivo  para que as obras de construção do Comissariado  Nacional da Policia de Ordem Pública sejam concluídas.

Botche Candé encorajou ao Presidente Sissoco Embalo a prosseguir com iniciativas que visam desenvolver o país.

Disse que a conclusão das obras do Comissariado Nacional de Ordem Pública, vai permitir o descongestionamento dos gabinetes que outrora são  ocupados por mais de sete pessoas.

“Essa situação não permitia que alguns assuntos sejam bem analisados, principalmente aqueles que exigem maior segredo”, referiu. 

ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário