domingo, 15 de novembro de 2020

Guiné-Conacri: Presidente renova estado de emergência por 30 dias


Na Guiné-Conacri, o estado de emergência sanitária devido à epidemia de Coronavirus foi renovado por um período de 30 dias. Foi o Presidente da República quem fez o anúncio neste sábado, 14 de novembro de 2020, durante discurso à Nação.

O Chefe de Estado exortou os seus concidadãos a respeitarem os gestos de barreira para ultrapassar o mal que ainda está presente. Alpha Condé anunciou novas medidas para combater a epidemia de COVID-19, pois a taxa de positividade dos testados aumenta de 5% para mais de 10%.

Assim, ele decidiu que todo o pessoal dos diferentes ministérios fosse testado sem exceções. O Presidente Condé também convidou todas as empresas privadas, tanto mineradoras como industriais, a tomarem todas as medidas necessárias para um teste sistemático de todos os seus funcionários. O Chefe de Estado anuncia que todas as outras medidas tomadas na luta contra a epidemia continuam em vigor. Oferecemos seu endereço completo abaixo.

Assim discursou Alpha Condé:

“Observamos um aumento na taxa de positividade dos testados de 5% para mais de 10%, o que prova uma nova circulação do vírus em nossa população”, afirmou.

Hoje, é claro que tem havido um relaxamento quase total das medidas de barreira à saúde como uso de máscara, distanciamento físico e higienização das mãos na maioria dos locais públicos, em particular transportes, locais de culto, administrações, os passos”, observou o presidente Alpha Condé.

“A situação epidemiológica que estamos observando prova que o covid-19 continua se espalhando pelo território nacional. Verificou-se que muitos casos são assintomáticos, o perigo desta situação é que o paciente não apresenta sinais de doença, mas infelizmente pode transmitir a doença.Gostaria de ressaltar que a taxa de internação em terapia intensiva está aumentando significativamente. Esses pacientes encontram-se em assistência respiratória contínua, com prognóstico vital” disse o chefe de Estado da Guiné-Conacri.

Condé prosseguiu ainda, afirmando que: “Esta situação é tão crítica que tivemos que prosseguir em Sonfonia, com a abertura de um novo centro de tratamento epidemiológico equipado com uma unidade de reanimação para fazer face à nova vaga de doentes com complicações agudas. O risco de deterioração da situação epidemiológica continua muito alto”, anotou.

“Esta situação deve preocupar a todos nós. É por isso que decidimos ter todos os funcionários dos diferentes ministérios testados, sem quaisquer exceções.Solicitamos também a todas as empresas privadas, mineradoras e industriais, que tomem todas as providências para um teste sistemático de todos os seus funcionários. Além disso, ao nível da população de Conacri, notamos que os casos mais numerosos são encontrados principalmente em Ratoma e Matoto. Portanto, pedimos um compromisso muito forte das organizações da sociedade civil para fortalecer a conscientização, principalmente nos dois municípios, para que as populações aceitem a triagem sistemática”, frisou.

Vem agora o lamento de Alpha Condé:

“Infelizmente também notamos um certo relaxamento dos testes ao nível das estações de autocarro”, lamentou.

É a vez de renovar o estado de emergência:

“Face ao exposto, o estado de emergência é novamente renovado por um período de trinta (30) dias em todo o território nacional. Todas as medidas em vigor são mantidas”, anunciou. E disse ter dado já instruções às outras estruturas do Estado:

“Instruo o Primeiro-Ministro, Presidente do Comitê Interministerial de resposta à Covid-19, a tomar todas as medidas necessárias para que as medidas sanitárias em vigor sejam respeitadas. Convido também as populações a serem rastreadas, hospitalizadas em caso de positividade e principalmente a respeitarem os gestos de barreira para quebrar a cadeia de contaminação”, disse.

“Acompanhamos com interesse os estudos realizados em todo o mundo sobre a busca de uma vacina contra a Covid19. Mas, temos que ter cuidado. Até o momento, não há certeza sobre o resultado desta pesquisa”, declarou.

“Não posso terminar minhas observações sem prestar homenagem a todos os atores envolvidos nesta longa e difícil luta. Aos pacientes da Covid-19, desejo uma rápida recuperação e às famílias, envio minhas sinceras condolências”, finalizou.

Por Africaguinee

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.