segunda-feira, 17 de agosto de 2020

NOTA À IMPRENSA


Por LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

NOTA À IMPRENSA
A Liga Guineense dos Direitos Humanos regista com enorme apreensão o aumento de atos de violência ligados à pratica de feitiçaria na Guiné-Bissau. No dia 15 de Agosto de 2020, um cidadão de aproximadamente 60 anos, foi barbaramente assassinado com catana pelos seus familiares em São Domingos, região de Cacheu. Na sombra de impunidade a que estão habituados, após a consumação deste ato macabro, os suspeitos recorreram à profanação de cadáver, incluindo cortes sórdidos de órgãos genitais da vítima.

Na sequencia da denuncia empreendida pelas células de alerta precoce da Liga Guineense dos Direitos Humanos, a Policia Local desencadeou uma operação de investigação ao local de crime, tendo culminado na detenção de 3 dos 4 indivíduos implicados no sucedido.

Nos últimos dois anos, a LGDH registou mais de 73 casos atinentes à pratica de feitiçaria, dentre os quais, 48 mortes. Infelizmente, os autores morais e materiais da esmagadora maioria dos casos continuam impunes devido ao disfuncionamento das instituições judiciárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário