quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Guiné-Bissau: O PORQUE DE REPOVOAR FLORESTAS NO PNB?


O PORQUE DE REPOVOAR FLORESTAS NO PNB?

As florestas são uma garantia da qualidade de vida para as comunidades residentes no Parque Nacional de Boé e no Corredor Ecológico de Tchetche, pois são essas áreas responsáveis pela absorção do gás carbônico, pelo controlo da degradação do solo e da perda da biodiversidade. Tudo para proporcionar o bem-estar e oferecer condições favoráveis à vida humana e à vida animal - saúde única.

Com o alargamento indiscriminado das culturas agrícolas alimentares e comerciais extensivas via mpampans, substituídos depois por plantações de caju, onde os fogos descontrolados e frequentes e a má exploração de recursos florestais como principais fatores de degradação e destruição florestais, o PNB sente-se na obrigado de promover todos os anos o repovoamento florestal nas áreas degradadas para melhorar o estado do ambiente e preservar a biodiversidade, cursos e pontos de água, potencializando assim a fertilidade do solo e qualidade de ar.

Na palestra proferida momentos antes da colocação de sementes no solo o Diretor do Parque Nacional de Boé explicou aos ativistas e voluntários presentes que as florestas participam na sequestração de CO2 da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás e consequentemente, desempenham um importante papel no combate à intensificação dos gases de efeito estufa e aos efeitos das mudanças climáticas.

Plantando árvores contribuímos para evitar a erosão de solos e a contaminação das águas. Foi nesta ótica que o PNB decidiu em colaboração com as comunidades de Missira Tchanha repovoar com Cibe (Borrasus aetthiopum) uma área de 2,3 há. No repovoamento tomaram parte 47 pessoas (10 do parque, 10 da Associação dos Joves Unidos de Boé para o Desenvolvimento Comunitário e 27 pessoas das diferentes comunidades).




IBAP - Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas

Sem comentários:

Enviar um comentário