sábado, 11 de julho de 2020

GUINÉ-BISSAU: Nabian discute acordo de cooperação e desenvolvimento económico com Costa

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Nabian, disse hoje à Lusa que discutiu com o seu homólogo português, António Costa, o acordo bilateral de cooperação e o desenvolvimento económico entre os dois países.

© Lusa
"Estive com o meu homólogo português, foi uma visita de cortesia e conhecimento, portanto, depois da aprovação do programa que legitimou o Governo da Guiné-Bissau tive a honra de ser recebido pelo primeiro-ministro português como primeiro-ministro legítimo do Governo da Guiné-Bissau", afirmou Nuno Nabian.

O primeiro-ministro guineense disse que durante o encontro foi abordado o "problema que hoje abala o mundo, que é a covid-19", e o "assunto central que é o acordo bilateral entre a Guiné-Bissau e Portugal".

Nuno Nabian afirmou também que falou com Costa sobre os seus primeiros 100 dias de governação e apresentou o "programa de desenvolvimento económico e financeiro" para o país.

Num 'tweet' publicado na sua conta no Twitter, António Costa disse estar empenhado em reforçar a cooperação com a Guiné-Bissau nos setores da saúde, educação e justiça.

"Portugal é o principal parceiro económico da Guiné-Bissau e está empenhado em reforçar a cooperação para fazer face aos principais desafios enfrentados pela sociedade guineense, em particular nas áreas da saúde, educação e justiça", lê-se num dos dois 'tweets' publicados, acompanhados por fotografias do encontro, na residência oficial de São Bento, com Nuno Nabian, que efetua uma visita privada a Lisboa.

Nabian conseguiu fazer aprovar no parlamento guineense o seu programa de Governo, mas as Nações Unidas continuam a insistir que devem ser cumpridas as recomendações da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a Guiné-Bissau, nomeadamente "a nomeação de um primeiro-ministro e a formação de um novo Governo, em total conformidade com as disposições da Constituição e com os resultados das eleições legislativas de março de 2019".

In LUSA

2 comentários:

  1. À ATENÇÃO DO SR. PM DE PORTUGAL, SR. ANTÓNIO COSTA,

    Uma interrogação retórica:

    Há ALGO PIOR neste momento para a GUINÉ-BISSAU, sua JOVEM DEMOCRACIA e seu POVO, que os POLÍTICOS Golpistas deste país e seus atuais aliados MILITARES “PUTSCHISTAS”?

    Resposta: SIM!, há.

    São, os Governos, as Organizações sub-regionais, Organizações regionais e Organizações internacionais que OS querem defender ou que já OS defendem!

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade (com o povo português).
    A. Keita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá A Keita mas você achas que é impossível o governo de Nuno Nabiam se alinhar com o governo português?
      Estas suas explicações nunca vai se ter ouvido pelo executivo português, por isso é melhor optar nas outras ocasiões se isso te ajudará

      Eliminar