sábado, 11 de julho de 2020

Bispo de Bissau, Dom José Câmnaté renuncia ao cargo por motivos de saúde.

O pedido foi aceito pelo Papa Francisco e divulgado este sábado (11/06/20) pelo Vaticano.
O prelado alega motivos de saúde o que dificultaria cumprir cabalmente os compromissos administrativos do cargo.


Alison Cabral 

Leia Também:

Bispo de Bissau renuncia ao cargo por motivos de saúde

O pedido de Dom José Camnaté Na Bissing foi aceite pelo Papa Francisco e divulgado este sábado (11/06/20) pelo Vaticano.
O prelado alega motivos de saúde o que dificultaria cumprir cabalmente os compromissos administrativos do cargo de Bispo de Bissau.

Há vinte anos à frente da Diocese de Bissau composta por 27 paróquias, Dom José Câmnaté na Bissign.

Aos 67 anos, o primeiro bispo católico nascido na Guiné-Bissau, se tornará bispo emérito.

A idade prevista para a resignação é a de 75 anos, mas segundo o Direito Canónico os bispos diocesanos podem fazê-lo antecipadamente se em causa estiver uma precária saúde ou outras razoes plausíveis.

Ordenado bispo no dia12 de fevereiro de 2000, tendo como lema da sua ordenação episcopal “bem-aventurados os construtores da paz porque serão chamados filhos de Deus”. D. José Câmante na Bissign foi nomeado por Papa João Paulo II como sucessor de Dom Septimio Arturro ferazzeta na Diocese de Bissau.

Nascido a 28 de Maio de 1953, em Mansoa, região de Oio, província norte da Guiné-Bissau.

Foi ordenado sacerdote em Bissau, em 31 de dezembro de 1982, com 29 anos de idade. Após a morte de Settimio Ferrazzetta, ele foi nomeado o segundo bispo da Diocese de Bissau, em 15 de outubro de 1999.

Sua sagração episcopal ocorreu em 12 de fevereiro de 2000, sendo consagrante principal Jean-Paul Aimé Gobel, Arcebispo Titular de Calatia, e co-consagrantes Paulino do Livramento Évora, bispo de Santiago de Cabo Verde, e Pierre Sagna, bispo de São Luís do Senegal.

Foi principal consagrante de Dom José Lampra Cá, seu bispo auxiliar, e principal co-consagrante de Carlos Pedro Zilli e Arlindo Gomes Furtado

Dom José Lampra Cá, bispo auxiliar de Bissau, foi nomeado administrador apostólico da diocese de Bissau enquanto se aguarde a nomeação de um novo bispo.

Dom Lampra Cá assume o governo da diocese de Bissau até que o Papa nomeie novo bispo. Agora a Diocese de Bissau é considerada Sé Vacante ou sede Vacante (do latim Trono Vazio). De acordo com o Direito Canónico da Igreja Católica Apostólica Romana, Sé Vacante corresponde ao período em que a Sé episcopal (Cátedra) da Igreja Particular está sem um bispo, seu pastor.

O agora bispo emérito, Dom José Câmnate na Bissign esteve sempre envolvido no diálogo entre os diferentes grupos políticos e religiosos da Guiné-Bissau. Foi um dos principais defensores da Comissão Justiça e Paz e do Conselho para o diálogo ecumênico, inter-religioso e para a promoção da dignidade humana.

Era até 11 de julho vice-Presidente da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (2016) e Presidente da Conferência Episcopal de Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau desde 2017.

Por: Casimiro Jorge Cajucam


NÃO HÁ MISSA POR ENQUANTO NAS PARÓQUIAS E COMUNIDADES DAS DIOCESES (BISSAU E BAFATÁ)

A igreja católica da Guiné-Bissau tomou a boa nota à decisão do governo que autorizou, a partir da zero horas desta sexta-feira, 10 de julho de 2020, o exercício da liberdade religiosa nas igrejas, mesquitas, locais de culto. Mas por enquanto, as portas das igrejas católica das duas dioceses manter-se-ão fechadas até que os bispos emitem uma circular para o efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário