Por: yanick aerton
Ainda sobre as lágrimas do Primeiro-ministro NUNO GOMES NABIAN, deitadas aquando do seu discurso no parlamento depois da aprovação do seu programa de governação.
Essas lágrimas não devem ser um cheque em branco pá intchi militantes na aparelho di Estado, às vezes muitos deles sem formação adequada, porque não só já se chegou a um ponto de saturação tal, na Administração Publica, que se continuarmos cu és discarna di tchoki tchoki nuno na nega farrr, daqui a meses não vamos poder pagar salários aos verdadeiros servidores do Estado, aqueles que entraram não pela janela, mas sim através de regras bem definidas, mas também seremos mal vistos por aqueles que nos querem ajudar nos esforços em curso para um take off do país.
Os objectivos que nortearam a criação da Administração Publica têm sido desvirtuados, por miopia, falta de realismo, patriotismo e de noção do que são as finanças públicas. Tem-se verificado que depois das eleições, o partido que ganha as eleições ta tchoki si djintis, sobretudo jovens, na aparelho di estado sem obedecer a critérios objectivos, como por exemplo concurso público ou existência de vaga.
A essa regra não houve excepção, porque foi praticada por todos os partidos, incluindo o partido libertador, ainda que com menos gravidade porque acautelava-se com o aspecto preparação e experiência profissional, ma partido cu lambu tudo djintis i bati i manga flanos, ao ponto de merecer a fama de que ita djubi se juventude, quando na realidade essa djubi juventude só vem criar mais fardos às finanças públicas, com as consequências que dai advêm.
Devia-se, sim, em relação a essa matéria, criar condições para promover o sector privado e torná-lo mais atractivo para os jovens técnicos que são a força motriz de qualquer economia. O Estado é um Regulador. Que fique claro, de uma vez por todas de que a Administração Pública não é o espaço apropriado para a aprendizagem ou a procura de acumulação de riqueza, de forma ilícita, como tem acontecido ate aqui.
Que o legitimo governo liderado pelo Engª. NUNO GOMES NABIAN crie condições necessárias para os jovens poderem ter uma vida melhor, através de projectos, e não agrupá-lo nos departamentos estatais a troco de um salário de miséria, só porque foram activos nas campanhas eleitorais.
Por isso, aqui se deixa um recado ao Primeiro-ministro, apesar da nossa qualidade de aliado, não vamos admitir que essa prática tão nefasta continue a vigorar, senão vai fazer com que aquele que tem sido o campeão no management das finanças públicas, ALADJE MAMADU FADIA (BABA), não venha conseguir cumprir com as metas de sanear as finanças, e tornar o país elegível a mais apoios, recolocando-o no lugar que é seu no concerto das nações.
Em relação à Procuradoria-Geral da República, queria lembrar à PGR sobre os dossiers quentes que ainda não foram resolvidos, e nem se sabe em que estado estão, se já foram encaminhados para os tribunais ou não.
Aqui ninguém deve ser poupado porque somos todos cidadãos e ninguém pode estar aqui armado em Chico Esperto, só porque a dada altura desempenhou este ou aquele cargo de responsabilidade no aparelho de Estado.
Pa sindi blante blante cu si duno!
APGB, os desvios pelo Conselho de Administração de milhões de Francos Cfa que se verificaram durante o Governo de Transição liderado pelo Engª. RUI DUARTE DE BARROS, duplas cabines compradas nas quais foram colocadas placas brancas, casas construídas em tempo record, etc.;
Arroz doado pela China e alfaias agrícolas desviados, e alguns encontrados em propriedades agrícolas e armazéns;
Os milhões de francos CFA desviados no Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), denunciados publicamente pela ex-ministra da Saúde;
Abusivo auto pagamento de um ex-PM em milhões de Francos Cfa, só pelo facto de na altura acumular duas funções no Governo.
Que és tudo na bai nan sim suma banho-maria
Existem outros assuntos quentes, mas estes são os que se nos afiguram mais fáceis de resolver, porque uma vez recuperados os montantes descaradamente roubados reforçariam a capacidade de resposta do Tesouro Público para fazer face às inúmeras despesas com que se vê confrontado.
Engª. Nuno Gomes Nabian, cu Nantoy di Caió Dr. FERNANDO GOMES, fidjus di povinho, fidjus di cansera, pá Deus da bos força i cubri bos si manta sagrado!
Más um bias, justiça i bom lembra cuma tem di sedu cego i abstracto.
I kil cantiga: “NINGUÉM ICA NINGUIN”. Só Deus/Allah ki importante, anos tudo i mortais i dia cubu muri bu cana leba nada.
El cu manda ninguin ca tene direito di tchupa sangue di pubis suma sanguessuga (sambasuca), através di furta kil ki di nos tudo.
NUNCA! MA NUNCA!
NUNO, ABO CU PGR, POVO STA BO TRAS.
ABOS IKA SUMA MANGA FULANOS, BOCA TEM CAU DI BAI. SICA TCHOM DI BALANTA CU TCHOM DI MANDJAKU. NA SABURA, CU CA NA KA SABI BO CA TEM CAU DI BAI, NIN ICA NA VIZINHANCA CU FADI NA EUROPA.
BO TENE APOIO INCONDICIONAL DI GENERAL PRESIDENTE CU DI ANP, SUMA KU SI PRESIDENTE, CASSAMA DJABI DA GARANTIA SOLENE.
PA DEUS ABENÇOA BOS I PROTEGI BOS CU BO FAMILIA I TORNA KORSON DI GUINEENSES PA E SEDU MAS UM SON SUMA TEMPO DI LUTA!
AMINE!
Sem comentários:
Enviar um comentário