quarta-feira, 24 de junho de 2020

ULTIMA HORA: A SUPOSTA "CÉLULA MILITAR" E AS CONSEQUENTES REAÇÕES

O CAPITÃO DE FRAGATA NA RESERVA SR. MÁRIO FAMBÉ MANIFESTA-SE PREOCUPADO COM A EXISTÊNCIA DE UMA CÉLULA MILITAR LIGADA A UM PARTIDO POLÍTICO.

Bissau 23 de Junho 2020
O Sr. Secretário de Estado da Ordem Pública, Capitão de Fragata na Reserva MÁRIO SIANO FAMBÉ , mostrou-se preocupado com as informações veiculadas nas redes sociais sobre a eventual existência de uma célula militar ligada a um partido político, porque “a situação representaria uma ameaça à Segurança Nacional e Sub-Regional”.



FAMBÉ fez essas considerações durante a cerimónia da entrega de produtos de higiene oferecidos pela Cruz Vermelha Internacional e 1300 máscaras caseiras doadas pela associação de alfaiates da Guiné-Conacri no país aos elementos da Guarda Nacional (GN) e da Polícia de Ordem Pública (POP).

O Sr. SEOP MÁRIO SIANO FAMBÉ reagia assim esta terça-feira, 23 de junho de 2020, às declarações do deputado do PAIGC, Wasna Papai Danfa, que seguia na mesma viatura com o empresário Armando Correia Dias (Ndinho), preso no sábado, 20 de janeiro de 2020, supostamente na posse de duas armas “AK-M”, quatro carregadores e uma arma branca (punhal), todos de uso militar. Horas depois da detenção do empresário Ndinho, Wasna Papai Danfa terá acusado os agentes da Polícia de Intervenção Rápida de serem os responsáveis pela colocação das duas armas de fogo na viatura.

O Governante explicou na sua comunicação que não queria tecer considerações sobre o mesmo assunto, dado que a Polícia da Investigação Criminal do Ministério do Interior já fez o seu trabalho e entregou todo o processo ao Ministério Público.

“Uma pessoa pode ser detida em flagrante delito, mas mesmo assim pode oferecer resistência e negar o crime cometido e que levou a sua detenção”, disse, para de seguida lembrar que o Ministério do Interior tem a missão de garantir a segurança à população, permitir o exercício dos direitos da liberdade, garantir a ordem e a prevenção da criminalidade, a fim de permitir que os cidadãos durmam sossegados.

“É meio confuso dizer que as armas foram colocadas na viatura por outra pessoa! É bom lembrar-vos que a operação decorreu no período do dia e em frente ao Ministério do Interior… como é que uma pessoa vai colocar duas armas e uma faca (punhal) na viatura ? Alguém pode dizer que as armas foram colocadas na viatura? Quero garantir que o Ministério do Interior está ciente do seu trabalho, por isso já encaminhou todo o processo para o Ministério Público”, contou.

O SEOP FAMBÉ disse que a Operação que culminou com a detenção do dirigente dos libertadores (PAIGC) Ndinho, é um trabalho iniciado há três meses.

“O trabalho deste ministério é garantir a segurança a toda população, portanto acompanhou bem todas as movimentações de Ndinho e de outras pessoas e a investigação desencadeada culminou com a detenção de Ndinho”, contou.

O Secretário de Estado da Ordem Pública denunciou a existência de uma célula portando máscaras no rosto como se de “Ninja” se tratasse e a mesma afirmar que há uma célula militar ligada a uma formação política na Guiné-Bissau. Considerou grave a situação que, na sua observação, “representa uma ameaça a segurança nacional e sub-regional”.

“Queremos ouvir as reações dos responsáveis daquela formação política sobre esse assunto”, diz o governante, mas sem, no entanto, avançar com mais pormenores sobre o nome do partido a que se referia.

By: Assana Sambú

Fonte: Joaquim Batista Correia

2 comentários:

  1. Quem com ferro fer com ferro morre. Se a democracia não funciona. Tenho pena. Mas... não é cousa que todos esperavam.

    ResponderEliminar
  2. E, eu posso colar aqui, as observações da ATUAL DIREÇÃO SUPERIOR DO PAIGC sobre este ato cá aludido pelo Sr. Mário Sambé sem chamar nomes. Tudo sabendo que se trata da conversa de um dos Impostores, Golpistas, Usurpadores do Poder do Povo na pessoa de toda gente, integrantes deste atual Regime de Terror instalado a partir do dia 27.02.2020 nosso país. Conversa sempre fazendo parte da sua estratégia de fazer POLÍTICA NA TRAPAÇARIA; declarar publicamente, na “boka”, o “mel” e “brufar” na sua prática política, o “veneno” na cara do Povo.

    Por isso, antes de colar estas prometidas observações do PAIGC (porque é o nome deste Partido que é referido pelos encapuzados no referido vídeo), é a dirigir ao Sr. Mário estas seguintes duas interrogações (e um comentário pontual):

    (1) Onde é que o Sr. Mário estava, o que é que declarou ou o que é fez aquando do SEQUESTRO E ESPANCADO de S. Dig.mo DEPUTADO DA NAÇÃO, SR. MARCIANO INDI?

    (2) Porque é que essa agora AMEAÇA DOS ENCAPUZADOS, digamos, ainda no estádio embrionário, mais merece essa atenção especial do senhor, ao nível de lhe acordar uma declaração pública, do que no caso antes referido do SEQUESTRO E ESPANCAMENTO de um DEPUTADO DA NAÇÃO; repito, porque é que essa agora AMEAÇA DOS ENCAPUZADOS mais merece essa sua atenção especial, Sr. Mário, do que naquele outro caso? Porque? Onde ninguém o viu aparecer no público para jeito nenhum, nada disse e nem fez NA-DA!!! Porque?

    Ao Senhor que o saiba: Povo ka burro nin y ka Lixo.

    Agora passo a colagem aqui em baixo as observações prometidas da ATUAL DIREÇÃO SUPERIOR DO PAIGC acerca deste tal VÍDEO DOS ENCAPUZADOS.

    Cito: “Nenhum criminoso ou cúmplice estará isento das consequências dos seus atos. O PAIGC CONDENA CADA CRIME E CADA CRIMINOSO [sublinhado por mim]. E estará sempre vigilante para que o terrorismo de estado seja sufocado na origem.

    […] Por isso, CONDENA VEEMENTEMENTE QUALQUER TENTATIVA VÃ DE UTILIZAÇÃO DO SEU PRESTIGIADO NOME PARA ATINGIR FINS OBSCUROS [idem; condenação clara; sublinhado por mim] – vídeo dos encapuzados, a ameaçar os Deputados da Nação, que nada têm a ver com a prática do PAIGC, se não uma forma ignóbil de atingir o PAIGC, seus deputados e dirigentes – através de RAPTOS, SEQUESTROS E PRISÕES ARBITRÁRIAS como forma de silenciar quem luta para a DEMOCRACIA e BEM-ESTAR do nosso POVO. […]”. Fim da citação (Cif.: Nota de imprensa – Conferência de Imprensa, 24 de Junho 2020: Reação do PAIGC à atualidade política; in. http://faladepapagaio.blogspot.com/2020/06/paigcnotaconteudo-da-conferencia-de.html; acessado, 25.06.2020).

    Eis minha gente, isto é, todas as forças vivas bissau-guineenses verdadeiramente democráticas e verdadeiros amigos da Guiné-Bissau e do POVO BOM bissau-guineense; eis a maneira justa e acertada de fazer a política no CAMINHO DO RESPEITO IRRESTRITO E APLICAÇÃO ESCRUPULOSA DO PRINCÍPIO DO IMPÉRIO DAS NOSSAS LEIS DA REPÚBLICA. O único caminho da defesa intransigente dos interesses do nosso Povo.

    Esse seguido pelo Sr. Mário Sambé, é o dos Impostores, Golpistas, Usurpadores e Ladrões do Poder do Povo. Estando a se transformarem neste momento em Sequestradores e aterrorizadores do Povo. Não passarão na Pátria sagrada de CAMARADA CABRAL.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar