Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação
O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé assinou hoje terça-feira 23 de junho 2020 um acordo de cooperação com as caritas Americanas CRs Para apoio a Cantina Escolar e, nao só.
O acordo rubricado nesta terça-feira visa entre outros, melhorar a literacia das crianças em idade escolar, melhorar a capacidade dos professores, e administradores escolares, melhorar a frequência dos alunos ambientes escolares amigo das crianças, bibliotecas escolares e oportunidades de aprendizagens entre outros.
Para o efeito as Caritas Americanas através do financiamento do Governo Americano disponibilizou 17 Milhões de dólares para o apoio a Educação na Guiné-Bissau e, em particular, a Cantina Escolar.
O projecto tem uma duração de 3 anos e vai cobrir 350 escolas das regiões de Bafatá Gabu, Cacheu Oio e Quinara, e vai Beneficiar cerca de 120 mil crianças.
Após as formalidades do acordo, o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior pediu as Caritas Americanas no sentido de ajudar o seu pelouro a encontrar parceiros que possam apoiar a educação na Guiné Bissau que esta no chão.
Jibrilo Balde explicou que o sector que tutela tem um plano sectorial, lei de bases do sistema Educativo, mas mesmo assim, foi necessário elaborar um plano de contingência.
“O plano de contingência não é só porque estamos perante a pandemia de covid -19 é porque também estamos com a Educação no chão, precisamos levantar a Educação para pelo menos estar de pé” explicou o governante.
O Ministro deixou claro que o plano de contingência não anula o plano setorial da educação, até porque é Inspirado no plano sectorial, a única coisa nova é o factor pandemia que altera a nossa maneira de estar e de Organizar a Educação, por isso o referido plano é apenas para por a Educação em pé depois poder andar no plano sectorial.
Para finalizar Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé assegurou que se for conseguido o financiamento para o plano de contingência a actual direança do Ministério vai colocar de pé a educação para poder Marchar.
Por seu turno o chefe do Departamento das Caritas Americanas na Guiné-Bissau Famari Baro, agradeceu o Ministro da Educação e Ensino Superior por ter facilitado assinatura do acordo há muito tempo desejado pela sua Organização.
Baro disse que a cerimónia de hoje, é uma grande etapa na implementação do projecto de apoio à cantina escolar na Guiné-Bissau pela Caritas Americanas e o Governo da Guiné Bissau, prometendo uma forte colaboração com a actual liderança do Ministério e todos os departamentos da Educação.
Baro pediu ao Ministro da educação para transmitir os seus agradecimentos a todo o Governo da Guiné Bissau, assegurando ainda a disponibilidade de apoiar e estabelecer contactos na busca de financiamentos para projetos de desenvolvimento Nacional.
De referir que a cerimonia foi testemunhada pela supervisora do Escritórios de Ligação da Embaixada dos Estados Unidos da America do Norte na Guiné-Bissau, Dina Adão.
Bissau 23 de Junho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djaló
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.