terça-feira, 16 de junho de 2020

Nota de Imprensa: Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior


O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, defende um apoio urgente aos sectores de Alfabetização e Formação Técnica e Profissional e Profissionalizante abandonados há muito tempo.

As ideias do Ministro foram transmitidas hoje 16 de Junho 2020, durante a reunião com o chefe do Departamento das Caritas dos Estados Unidos de América para a Guiné Bissau, Famari Barro, para acertar apoios destas Organização para o Seector do Educação E Formação, em particular ao programa de Cantina Escolar.

O Ministro informou ao Barro, sobre o Plano de Contingência para o Sector Educativo feito com apoio de todos os parceiros, que na próxima quinta- feira, vai pela terceira vez ser debatido e, eventualmente, aprovado como documento orientador do Governo da Guiné-Bissau para o Sector Educativo, que assumirá uma parte dos custos do plano e outras partes vão ser procuradas junto dos parceiros para o financiar.

O Plano é orçado em cerca de 280 Milhões de Dólares Americanos. De acordo com o Ministro o valor poderá ser superado devido aos estragos dos ventos e as chuvas do dia 14 de Junho 2020 em dezenas de escolas a nível Nacional.

Neste sentido Ariceni Jibrilo Baldé, apela ao Chefe do Departamento das Caritas dos Estados Unidos de América para a Guiné Bissau, Famari Barro, no sentido de ajudar o seu Peloro a mobilizar fundos não só nos Estados Unidos como também em outras paragens para fazer face aos desafios da Educação na Guiné-Bissau e em particular para a Alfabetização e Formação Profissional.

O titular da pasta da Educação sublinhou ainda o papel dos adultos ou Pais e encarregados de educação alfabetizados na performance das crianças no ensino básico, tendo em conta que são eles que orientam as crianças nas tarefas escolares de casa.
“Para mim a Alfabetização é um sector que para o qual temos que encontrar, urgentemente, apoios para mexer, caso contrário o país corre o risco de ter uma pequena franja de Doutores Engenheiros Mal preparados e uma enorme massa popular analfabeta” salientou o Ministro.

Uma outra área que preocupa o governante tem a ver com a formação profissional e profissionalizante, que segundo ele regrediu bastante nos últimos tempos.

“Nos tínhamos no país bons profissionais Carpinteiros, pedreiros, não eram muitos mas eram bons que se envelheceram e morreram, hoje, a maioria dos profissionais que atuam no mercado nacional são estrangeiros, temos também que encontrar formas de investir na formação profissional para preparar os nossos jovens tira-los nas Bancadas, nas drogas na delinquência e mete-los no mercado de emprego” Conclui Jibrilo Baldé

Em reação a essas preocupações Famari Barro, assegurou a disponibilidade da organização que representa no apoio ao Sector Educativo Nacional, sobre tudo no apoio ao Plano de Contingência para o Sector Educativo, afirmando que não vai haver desenvolvimento da África sem a formação de quadros, sublinhando ainda a importância da Alfabetização de adultos no contexto africano e a formação técnico profissional.

Por fim assumiu-se como amigo da Guiné-Bissau e grande admirador da Gastronomia Nacional. E felicitou, efusivamente, a visão e clarividência do ministro.

Bissau 16 DE Junho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo.

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário